Faça uma busca
Já tem cadastro? Faça login aqui.
Cadastre-se para continuar lendo!
Artigo exclusivo para assinantes!
É grátis e você garante acesso a 3 conteúdos exclusivos
devices
Já sou assinante da Revista Impressa

Entendo que, respondendo a esta promoção, serei ingressado nos sorteios aqui oferecidos e passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, entre em contato com a nossa Central de Atendimento. Conheça também a nossa Política de Privacidade e Uso de Dados

Aproveite e assine o site seleções por apenas R$1,99 no primeiro mês. Clique aqui.
|
Publicado em: 13 de setembro de 2019

O que acontece ao recuperar-se da cegueira depois de anos?

Cego desde os 9 anos, S.B recuperou a visão. Mas o resultado não foi como ele esperava...

Imagem: diego_cervo/iStock

Ele tinha 51 anos. Era ativo, independente e usava habilmente no seu trabalho diário ferramentas que nunca vira. Pois este homem, conhecido apenas iniciais S.B da ficha médica, tinha cegueira desde os nove meses de idade. Mas tudo mudou radicalmente em fins da década de 1950, quando se submeteu a suas operações bem-sucedidas dos olhos, que lhe restituíram a visão. A primeira imagem imprecisa captada por S.B. foi o rosto do cirurgião, mas não a reconheceu como tal. Mesmo com a melhora da visão, as expressões faciais nada significavam para ele. Pois ele não conseguia reconhecer as pessoas pelos rostos, a menos que falassem.

Entenda o glaucoma, uma doença furtiva

A história de S.B. foi relatada, em 1983, pelo neuropsicólogo inglês Richard Gregory. Ele ilustra os problemas das pessoas que têm de aprender a usar os olhos após anos de cegueira.

Uma das dificuldades é não conseguir reconhecer algo que não produza um som que já lhes seja familiar. Ou cuja forma ou textura nunca antes sentiram. Por exemplo, S. B. identificava imediatamente automóveis, porque conhecia o ruído dos motores, mas não sabia o que era a fase crescente da Lua quando a viu pela primeira vez.

13 alimentos ricos em Vitamina A que você precisa consumir

As pessoas que readquirem a visão também têm uma noção distorcida de escala quando olham de certa distância para o solo. Ao chegar à janela do terceiro andar, S.B. achou que podia chegar à rua em segurança, descendo com a ajuda dos braços.

10 dicas simples para enxergar melhor

S.B. enfrentara corajosamente a cegueira. Confiando no tato, no paladar, no som e no olfato para obter informações do mundo exterior. Agora utilizava cada vez mais a visão e o mundo que via o deprimia muito. Tudo lhe parecia triste. Como Gregory resumiu, “sentimos que ele perdeu mais do que ganhou com a restituição da visão”. Tragicamente, S.B. morreu, desalentado, menos de dois anos depois de ter recoberto a visão.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados