Faça uma busca
|
Publicado em: 19 de junho de 2020

Cinema brasileiro: 6 clássicos que você ainda não viu!

Divirta-se com estes 6 filmes imperdíveis do cinema nacional.

Imagem: AlexLMX/iStock

Várias obras da literatura brasileira ganharam adaptações para o cinema que acabaram se tornando consagradas. Foram sucessos tanto de público quanto de crítica. E até hoje são referência na produção do cinema brasileiro.

Para comemorar o Dia do Cinema Brasileiro, indicamos 6 dessas obras espetaculares. Veja na galeria a seguir:

Leia também: 5 autores brasileiros que escreveram sobre o Brasil

  • divulgação

    1. Memórias póstumas de Brás Cubas

    Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, recebeu adaptação cinematográfica com o título Memórias póstumas, dirigida por André Klotzel, em 2001. No elenco, grandes nomes como: Reginaldo Faria, Petrônio Gontijo, Marcos Caruso, Stepan Nercessian, Otávio Müller, Walmor Chagas, Sônia Braga.


  • divulgação

    2. Macunaíma

    Macunaíma, de Mário de Andrade, teve adaptação homônima escrita e dirigida por Joaquim Pedro de Andrade, lançada em 1969. Recentemente, o filme recebeu novo tratamento e passou por uma remasterização. No elenco, nomes de estatura como: Grande Otelo, Dina Sfat, Paulo José, Jardel Filho.


  • divulgação

    3. Vidas secas

    Vidas secas, de Graciliano Ramos, teve adaptação homônima feita por Nelson Pereira dos Santos em 1963. E foi estrelado por: Átila Iório, Genivaldo Lima, Gilvan Lima, Orlando Macedo, Maria Ribeiro, Jofre Soares, Pedro Santos, Maria Rosa e outros.

     


  • divulgação

    4. A hora da estrela

    A hora da estrela, de Clarice Lispector, recebeu adaptação dirigida por Suzana Amaral com lançamento em 1985. No elenco, Marcélia Cartaxo, José Dumont, Tamara Taxman, entre outros.


  • divulgação

    5. Capitães da areia

    O filme baseado no livro Capitães de areia, de Jorge Amado, foi dirigido por Cecília Amado (neta do escritor) e lançado em 2011. Para viver os meninos de rua, Cecília escolheu jovens atores com histórias de vida semelhantes aos de seus personagens: Jean Luís Amorim, Robério Lima, Paulo Abade, Israel Gouvêa, Jordan Mateus, Ana Graciela, Felipe Duarte.


  • divulgação

    6. Morte e vida severina

    Morte e vida severina, de João Cabral de Melo neto, tem duas adaptações: a primeira, em 1977, com direção de Zelito Viana, conta com nomes como:José Dumont, Tânia Alves, Stênio Garcia, Elba Ramalho, Jofre Soares, entre outros.

    E a segunda, mais recente, em forma de animação, com desenhos de Miguel Falcão, produzida por TV Escol/OZI/Fundaj – Fundação Joaquim Nabuco em 2009.


Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados