Várias obras da literatura brasileira ganharam adaptações para o cinema que acabaram se tornando consagradas. Foram sucessos tanto de público quanto de crítica. E até hoje são referência na produção do cinema brasileiro.

Para comemorar o Dia do Cinema Brasileiro, indicamos 6 dessas obras espetaculares. Veja na galeria a seguir:

Leia também: 5 autores brasileiros que escreveram sobre o Brasil

divulgação

1. Memórias póstumas de Brás Cubas

Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, recebeu adaptação cinematográfica com o título Memórias póstumas, dirigida por André Klotzel, em 2001. No elenco, grandes nomes como: Reginaldo Faria, Petrônio Gontijo, Marcos Caruso, Stepan Nercessian, Otávio Müller, Walmor Chagas, Sônia Braga.


divulgação

2. Macunaíma

Macunaíma, de Mário de Andrade, teve adaptação homônima escrita e dirigida por Joaquim Pedro de Andrade, lançada em 1969. Recentemente, o filme recebeu novo tratamento e passou por uma remasterização. No elenco, nomes de estatura como: Grande Otelo, Dina Sfat, Paulo José, Jardel Filho.


divulgação

3. Vidas secas

Vidas secas, de Graciliano Ramos, teve adaptação homônima feita por Nelson Pereira dos Santos em 1963. E foi estrelado por: Átila Iório, Genivaldo Lima, Gilvan Lima, Orlando Macedo, Maria Ribeiro, Jofre Soares, Pedro Santos, Maria Rosa e outros.

 


divulgação

4. A hora da estrela

A hora da estrela, de Clarice Lispector, recebeu adaptação dirigida por Suzana Amaral com lançamento em 1985. No elenco, Marcélia Cartaxo, José Dumont, Tamara Taxman, entre outros.