Como um jovem ator mudou o curso da história

Conheça do ator John Wilkes Booth que entrou para a história ao assassinar o presidente americano Abraham Lincoln durante uma peça de teatro.

Redação | 2 de Julho de 2019 às 14:00

colebech/iStock -

No dia 14 de abril de 1865, no Teatro Ford’s de Washington, o jovem ator John Wilkes Booth preparava-se para a maior cena de sua vida: estava decidido a matar o presidente dos EUA.

Sem encontrar obstáculos, Booth chegou ao camarote onde Lincoln e a mulher assistiam ao final de Nosso Primo Americano. Aguardou uma passagem da peça que provocava os risos da plateia e, silenciosamente, abriu a porta, apontou a pistola para a nuca do presidente e disparou. Em seguida, saltou do camarote para o palco e escapou a cavalo.

Lincoln morreu na manhã seguinte, e Booth entrara para história. Mas quem era ele e por que decidiu assassinar o presidente? Com rendimentos superiores a 20.000 dólares por ano, Booth era um ator conhecido, mas também um forte oponente à proclamação da emancipação promovida por Lincoln, que prometia a liberdade a todos os escravos dos estados do sul dos EUA.

Alteração de planos

O plano original de Booth, concebido um mês antes, era raptar Lincoln e entregá-lo ao governo confederado, que o trocaria por prisioneiros de guerra. Recrutou vários cúmplices para ajudá-lo e fez uma primeira tentativa em 17 de março, interceptando a carruagem do presidente a caminho de um teatro em Washington. Como Lincoln não se encontrava na carruagem, Booth decidiu raptá-lo no Teatro Ford’s. No entanto, quando tudo estava pronto, o governo confederado caiu, e Booth convenceu-se de que somente matando Lincoln salvaria o Sul. Ao matá-lo, pensou, podia desencadear uma revolução no Norte que beneficiaria o Sul.

Aparentemente, após cruzar o rio Potomac e se refugiar na Virgínia, o assassino conseguira escapar. Mas, em 26 de abril de 1865, foi cercado por tropas da União em um armazém de tabaco. Como Booth não queria ser capturado vivo, o armazém foi incendiado, e ele, abatido a tiros quando tentava fugir.