17 livros brasileiros para ler antes de morrer

Dia 23 de abril é Dia Mundial do Livro. Confira uma lista com livros brasileiros para conhecer. Clássicos, best-sellers, livros que viraram filmes!

Julia Monsores | 23 de Abril de 2020 às 11:59

Victoria Gnatiuk/iStock -

Dia 23 de abril foi instituído o Dia Mundial do Livro. Essa data tem como objetivo homenagear as obras literárias e seus autores, e também promover uma conscientização acerca da importância da leitura como instrumento de transformação humana.

Além disso, essa data simbólica também homenageia três grandes nomes da literatura mundial, cujo nascimento ou morte aconteceram neste mesmo dia. São eles: William Shakespeare, poeta e dramaturgo autor de Hamlet; Miguel de Cervantes, autor de Dom Quixote, e Vladimir Nabokov, autor de Lolita.

Qual é o cenário de leitura no Brasil?

O brasileiro lê, em média, cerca de 4,96 livros por ano. Isso é o que indica a última pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, desenvolvida pelo Instituto Pró-Livro em 2016.

Essa média está muito abaixo dos 21 livros lidos por cada cidadão na França ou dos 10 livros ao ano na Espanha.

O livro é um instrumento de entretenimento, crescimento pessoal e de conhecimento. Além disso, sabe-se que crianças que leem se desenvolvem mais, e que a leitura pode ajudar a promover a empatia entre as pessoas.

Clássicos, best-sellers, livros que viraram filmes… Confira, a seguir, uma lista com livros brasileiros renomados pelo público e pela crítica. São livros de todos os tipos e gostos, mas que mantêm uma coisa em comum: são incrivelmente bem escritos e vão te proporcionar momentos de diversão inigualáveis, principalmente durante esse período de isolamento social.

Dia Mundial do Livro: 17 livros brasileiros para ler antes de morrer