Laura Kövesi: a inimiga dos fraudadores europeus

Criminosos têm um novo inimigo na pessoa do dínamo anticorrupção romeno Laura Kövesi, nomeada primeira promotora pública da União Europeia.

Julia Monsores | 4 de Fevereiro de 2020 às 21:00

Reader's Digest -

Criminosos envolvidos em fraudes têm um novo inimigo na pessoa do dínamo anticorrupção romeno Laura Kövesi, nomeada primeira promotora pública da União Europeia.

Kövesi fez seu nome na Romênia, onde, como chefe da diretoria anticorrupção do país, iniciou centenas de investigações contra autoridades importantes. E assim, conquistou muito respeito do público e de diversos inimigos em posição elevada. Uma de suas vítimas foi o ex-primeiro-ministro Adrian Nastase, condenado a quatro anos de prisão por suborno em 2014.

“Foi para isso que me candidatei, era o que eu queria”, diz Kövesi.

Laura Kövesi, de 46 anos, dirigirá uma equipe de até 200 pessoas na Promotoria Pública em Luxemburgo, investigando crimes contra o orçamento da União Europeia. Tais como fraude, corrupção e sonegação tributária entre fronteiras.

“Foi para isso que me candidatei, era o que eu queria”, diz Kövesi. “Por enquanto, minha maior preocupação é assegurar que a instituição tenha o orçamento e os recursos de que precisa para trabalhar.”

Juan Fernando López Aguilar, presidente do comitê de liberdade civil do Parlamento Europeu, comenta: “De agora em diante, ela será uma das mulheres fortes que lideram a União Europeia.”

Integridade: uma lição de valor para as crianças