Marcas de confiança 2019: eleitas pelos consumidores

Chegou o momento de revelarmos os campeões da 18ª edição da Pesquisa Marcas de Confiança, realizada pela revista Seleções em parceria com o Datafolha. A

Douglas Ferreira | 3 de Setembro de 2019 às 15:00

-

Chegou o momento de revelarmos os campeões da 18ª edição da Pesquisa Marcas de Confiança, realizada pela revista Seleções em parceria com o Datafolha.

A grande novidade deste ano foi a introdução do segmento de aplicativos, com 4 categorias – Banco, Entrega de Comida, Entrega de Medicamentos e Transporte –, acompanhando a evolução do comportamento dos consumidores. E já temos novos campeões absolutos destas categorias, como o iFood e o Uber, com 75% dos votos.

A presença de novos ganhadores nos prova que há sempre espaço para aqueles que, alcançando a excelência em suas áreas, conquistam também aquilo que é o mais importante em tempos como o que vivemos atualmente – a confiança do consumidor.

“É com grande alegria que parabenizo os ganhadores da 18ª edição do Prêmio Marcas de Confiança. Receber este prêmio é, sem dúvida, colher os frutos de uma relação contínua de excelência e transparência das marcas para com seus consumidores, cada vez mais exigentes e críticos. Mais uma vez, parabéns aos ganhadores!”

Luis Henrique Fichman, presidente da Radha Brasil

___________________________________________________

BENS DURÁVEIS

Eletrodomésticos

Quando se fala de eletrodomésticos no Brasil, Brastemp é sinônimo de qualidade. Não sem razão, é a líder absoluta da categoria pela 18ª vez.

A Brastemp sempre procurou se conectar com seus consumidores para entregar as melhores soluções em eletrodomésticos. Nossos produtos são sinônimo de inovação, design e alta performance. Ser premiada como a Marca de Confiança é, sem dúvida, um reconhecimento muito importante do trabalho que realizamos e do orgulho que temos em manter a Brastemp como marca preferida e a melhor escolha para o consumidor brasileiro.

RENATO FIRMIANO, diretor de Marketing da Whirlpool Latin America

___________________________________________________

Automóveis 

Pelo 11º ano consecutivo, a Fiat continua liderando como a marca de automóveis mais lembrada pelos leitores.

___________________________________________________

Aparelhos eletrônicos

Liderando a categoria pela 7ª edição da pesquisa, Samsung aparece mais uma vez como a empresa mais citada pelos leitores.

___________________________________________________

ALIMENTOS E BEBIDAS

Óleo comestível

Soya, que já vinha se destacando em pesquisas anteriores, conquista neste ano o primeiro lugar na categoria Óleos Comestíveis.

___________________________________________________

Adoçantes

Líder em adoçantes no país, Zero-Cal continua imbatível na pesquisa, vencedora em todas as edições da pesquisa.

___________________________________________________

Café

Numa das disputas mais acirradas na pesquisa, o pódio de café mais lembrado pelos leitores deste ano é dividido, nessa sequência, por Pilão, Três Corações e Melitta.

___________________________________________________

HIGIENE PESSOAL E BELEZA

Cosmético

Avon e Natura dividem o 1º lugar da marca de cosmético mais lembrada pelos leitores.

___________________________________________________

Maquiagem

Mais uma vez, a Avon permanece invicta à frente de um setor extremamente competitivo.

___________________________________________________

Creme dental

Colgate é líder na categoria Creme Dental, ganhadora invicta, sempre com uma das votações mais altas de toda a pesquisa.

“É uma honra receber mais uma vez este prêmio – são 18 anos consecutivos. Ter nosso trabalho reconhecido nos dá motivação para continuar e conquistar ainda mais a confiança de nossos consumidores. Nós acreditamos que todas as pessoas merecem um futuro e motivos para sorrir, e, por isto, trabalhamos todos os dias para levar a saúde bucal e colocar um sorriso na vida de nossos consumidores. Em troca, recebemos dois sorrisos de uma vez só. Em nome da Colgate, muito obrigada!”

PAULA TOMMASINI , Diretora de Mídia e Comunicação da Colgate-Palmolive

___________________________________________________

Tinturas para cabelo

Koleston aparece na pesquisa deste ano como a marca mais lembrada na categoria Tinturas de Cabelo.

___________________________________________________

Sabonetes

Dove aparece mais uma vez como a campeã dos sabonetes, com destaque entre o público feminino.

___________________________________________________

Protetor solar

Por ampla margem, Sundown é líder na categoria Protetor Solar pela 17ª vez.

___________________________________________________

SERVIÇOS

Assistência Médica

A Unimed vence com folga desde 2002, quando a pesquisa foi lançada, e este ano não foi exceção.

___________________________________________________

Previdência privada

Bradesco Seguros se mantém invicta, pelo 17-º ano consecutivo, quando o assunto é previdência privada.

___________________________________________________

Banco

Dois bancos dividem o pódio este ano: Itaú, com destaque entre os moradores do Sudeste, e Caixa, com melhor desempenho entre mulheres.

“Confiança é um valor fundamental na relação entre consumidores e marcas. E reflete não somente a crença em uma boa experiência, mas também valores comuns. Nossa busca todos os dias é por estimular o poder de transformação das pessoas e evoluir continuamente para merecer a confiança de nossos clientes. Para nós, ser reconhecido pela primeira vez como marca de confiança nas categorias ‘banco’ e ‘aplicativo de banco’ é mais do que um motivo de orgulho, é uma sinalização de que estamos trilhando o caminho certo.”

EDUARDO TRACANELLA, diretor de marketing do Itaú Unibanco

___________________________________________________

Operadora de telefonia

Com mais de um terço dos votos, a Vivo é ganhadora pela 16ª vez na categoria.

___________________________________________________

Cartão de crédito

Líder da categoria nas 18 edições da pesquisa, Visa é a marca mais lembrada pelos leitores na categoria Cartão de Crédito.

___________________________________________________

Companhia aérea

Poucos atributos são tão importantes para uma companhia aérea quanto a confiança. A Gol marca ponto pelo 3º ano consecutivo como líder da categoria.

“É muito importante para a GOL receber este reconhecimento como companhia aérea mais confiável do país, pela terceira vez consecutiva. Como empresa genuinamente brasileira, a GOL entende a necessidade dos seus clientes e busca continuamente aprimorar a sua experiência, aliando simplicidade com tecnologia e inovação com simpatia, para dar mais vida ao tempo dos que escolhem voar pela companhia.”

LORAINE RICINO, diretora de marketing da GOL

___________________________________________________

Companhia de seguros

A Porto Seguro é, há 14 anos, sinônimo de confiança em sua categoria.

“Ficamos muito felizes por sermos novamente reconhecidos pelos leitores da Revista Seleções, como a marca mais confiável na categoria Seguros. Buscamos superar as expectativas em nossos atendimentos para que as experiências dos nossos clientes sejam sempre positivas e, por isso, esse reconhecimento é tão importante para nós”. 

FELIPE MILAGRES, diretor de marketing da Porto Seguro

___________________________________________________

Operadora de viagem

Ganhadora da categoria pelo 10º ano, a CVC mantém sua ampla vantagem no setor.

___________________________________________________

VITAMINAS E REMÉDIOS

Vitaminas

Em uma categoria com diversas marcas sendo citadas, apenas Centrum aparece como vencedora desde o início da pesquisa.

“Ficamos lisonjeados em receber esse prêmio pela 18ª vez consecutiva. A Pesquisa Marcas de Confiança tangibiliza a confiança do consumidor brasileiro na nossa marca e reforça que estamos no caminho certo. Inovação está nosso DNA e nesse ano estendemos o portfólio, lançando Centrum VitaGomas: os micronutrientes de Centrum agora em deliciosas gomas mastigáveis para garantir mais sabor e nutrição no dia a dia dos brasileiros.”

PRISCILA GAMA, gerente de Grupo de Produtos Wellness da Pfizer Consumer Healthcare

___________________________________________________

Analgésicos/comprimidos para a dor

Pelo 11º ano consecutivo, Dorflex se mantém à frente de uma categoria altamente competitiva.

“Estamos muito felizes com este reconhecimento do público consumidor, que há mais de dez anos coloca Dorflex na liderança nesta categoria. A premiação reforça o compromisso assumido pela área de Consumer Health Care da Sanofi de participar da jornada da saúde dos consumidores e oferecer qualidade e eficácia em seus produtos”.

RODOLFO HROSZ, diretor geral de Consumer HealthCare da Sanofi

___________________________________________________

Laboratório de medicamentos genéricos

Preferida dos leitores desde que a categoria entrou para o Marcas de Confiança, Medley é a marca de medicamentos genéricos mais lembrada, com destaque entre o público feminino.

___________________________________________________

LIMPEZA DOMÉSTICA

Detergentes

Com ampla margem sobre o restante da categoria, Ypê comemora sua 16ª vitória na pesquisa. Preferida do público feminino, a marca continua a se distanciar cada vez mais da concorrência.

___________________________________________________

APLICATIVOS

Com a popularização dos smartphones, incluímos nesta edição do Marcas de Confiança quatro novas categorias para testar a popularidade de aplicativos.

Aplicativo de banco

Itaú, além de se destacar como banco mais lembrado pelos internautas, inaugura em 1º lugar a categoria Aplicativo de Banco.

___________________________________________________

Aplicativo de entrega de comida

Quando se pensa em aplicativo de entrega de comida, iFood é praticamente unânime na mente dos entrevistados.

___________________________________________________

Aplicativo de entrega de medicamentos

Ultrafarma é marca mais lembrada de aplicativo de entrega de medicamentos.

___________________________________________________

Aplicativo de transporte

Com ampla vantagem em relação aos demais colocados, Uber é sinônimo de aplicativo de transporte no país.

___________________________________________________

OUTRAS CATEGORIAS

Ração para animais domésticos

Invicta desde o início da pesquisa, Pedigree permanece à frente da categoria como sinônimo de qualidade e confiança pelos 18 anos da pesquisa.

___________________________________________________

Tinta para a pintura de parede

Com produtos de qualidade reconhecida pelo público, Suvinil vence pela 15ª vez em sua categoria.

___________________________________________________

Bandeira de posto de gasolina

Há mais de 80 anos no mercado, os postos Ipiranga recebem pela 6ª vez o prêmio de bandeira de posto de gasolina mais confiável.

___________________________________________________

Supermercado/hipermercado

Em uma categoria com grandes diferenças regionais, o Extra se destaca em quase todo o país e é a marca mais lembrada pelos internautas.

___________________________________________________

Loja de comércio eletrônico

Mercado Livre é, pela primeira vez, a loja de comércio eletrônico mais lembrada pelos internautas. Estreante na pesquisa, a marca teve quase um terço dos votos na categoria.

___________________________________________________

Locadora de automóveis

Com ampla vantagem sobre a concorrência, Localiza desponta como a locadora de automóveis mais lembrada pelos leitores.

A 18ª Pesquisa Marcas de Confiança foi realizada pelo Datafolha e coletou dados via web de internautas em todas as regiões do Brasil no mês de março de 2019. Ao todo, foram considerados 1.010 questionários. Os resultados foram ponderados foram ponderados de acordo com idade e região, de forma a representar o universo estudado.