A riqueza linguística da Nova Guiné

Conheça um pouco mais sobre essa lha no sudoeste do Oceano Pacífico.

Se percorrermos 40km em linha reta em Nova Guiné, temos muita chance de atravessar uma fronteira linguistica. Pois lá e nas ilhas vizinhas foram identificadas cerca de 750 línguas, e o mapa linguístico da região ainda não está concluído.
A maior concentração de línguas
Quer comparemos esse número com a área das ilhas quer com a população, em qualquer dos casos, sem dúvida, representa a maior concentração de línguas do mundo. Aplicando à Grã Bretanha o índice da Nova Guiné de uma língua a cada 1.092km2, obteríamos 211 línguas nativas diferentes.
Dia D: conheça e celebre a trajetória de Carlos Drummond de Andrade
Dividida politicamente em Papua Nova Guiné e Irian Jaya (uma província da Indonésia), a ilha de Nova Guiné tem quase cinco milhões de habitantes, mas muitos são imigrantes recentes. Só três milhões falam as línguas indígenas, o que representa uma média de 4.000 habitantes por língua.
Mais de metade das línguas são aparentadas (algumas intimamente), e foram identificadas mais de 100 subfamílias linguísticas. Algumas línguas são usadas por grupos tribais de 100.000 pessoas, já outras por pequenas dezenas. É quase certo que ainda haja línguas a serem identificadas e, em regiões remotas de Irian Jaya, é possível até que ainda existam tribos desconhecidas.