A riqueza linguística da Nova Guiné

Na Nova Guiné, foram identificadas cerca de 750 línguas. E o mapa linguístico da região ainda não está concluído. Confira mais!

Julia Monsores | 1 de Novembro de 2019 às 14:00

naruedom/iStock -

Se percorrermos 40km em linha reta em Nova Guiné, temos muita chance de atravessar uma fronteira linguistica. Pois lá e nas ilhas vizinhas foram identificadas cerca de 750 línguas, e o mapa linguístico da região ainda não está concluído. 

A maior concentração de línguas

Quer comparemos esse número com a área das ilhas quer com a população, em qualquer dos casos, sem dúvida, representa a maior concentração de línguas do mundo. Aplicando à Grã Bretanha o índice da Nova Guiné de uma língua a cada 1.092km2, obteríamos 211 línguas nativas diferentes.

Dia D: conheça e celebre a trajetória de Carlos Drummond de Andrade

Dividida politicamente em Papua Nova Guiné e Irian Jaya (uma província da Indonésia), a ilha de Nova Guiné tem quase cinco milhões de habitantes, mas muitos são imigrantes recentes. Só três milhões falam as línguas indígenas, o que representa uma média de 4.000 habitantes por língua. 

Mais de metade das línguas são aparentadas (algumas intimamente), e foram identificadas mais de 100 subfamílias linguísticas. Algumas línguas são usadas por grupos tribais de 100.000 pessoas, já outras por pequenas dezenas. É quase certo que ainda haja línguas a serem identificadas e, em regiões remotas de Irian Jaya, é possível até que ainda existam tribos desconhecidas. 

Nashville: bem-vindo à cidade da música