Woodstock Music & Art Fair ou Woodstock foi um festival de música popular realizado entre os dias 15 e 18 de agosto de 1969. Aconteceu em uma fazenda na cidade de Bethel, no estado de Nova York, Estados Unidos.

Vamos conhecer algumas curiosidades sobre o show e seus convidados:

Veja mais sobre música.

  • Público

    Quando o festival foi concebido os organizadores não imaginavam que receberiam tantas pessoas e que esse show entraria para a história.

    vasilios-muselimis/Unsplash
  • Congestionamento

    No festival, o público esperado por seus organizadores era de 200 mil pessoas, mas recebeu mais de meio milhão de jovens.

    Muitos outros ficaram presos em congestionamentos nos arredores da cidade, sem conseguir chegar.

    A princípio, o festival deveria ocorrer na pequena cidade de Wallkill. Contudo, os moradores locais, percebendo o que os empresários fingiam não ver – a multidão que estava chegando –, não aceitaram. Transferiram o evento para Bethel, a uma hora e meia de distância, igualmente sem infraestrutura para receber tanta gente.

    Divulgação
  • O show

    Havia lama, cobrança da entrada (nem todos pagaram), mas não havia comida e banheiros, e muitos fãs começaram a ir embora antes do fim do espetáculo. Os aparelhos de som também sofreram, e tudo isso junto definitivamente contribuiu para que o clima paz e amor não durasse até o fim do festival.

    haley-lawrence/Unsplah
  • Led Zeppelin

    A banda de rock Led Zeppelin foi convidada. Segundo seu empresário, Peter Grant: “Fomos chamados pra tocar no Woodstock e a Atlantic gostou da ideia, assim como nosso agente nos EUA, Frank Barsalana”, mas um dos integrantes disse também que no Woodstock “seríamos apenas mais uma banda”. Em vez disso, o grupo embarcou em uma bem-sucedida turnê de verão, e depois se arrependeu de não ter participado.

    shelma1/iStock
  • Jimi Hendrix

    Jimi Hendrix extraiu da sua guitarra sons memoráveis durante sua curta carreira.

    Em sua apresentação no Woodstock, imortalizou uma interpretação única do hino nacional dos EUA. Alguns acreditam que o hino do festival foi essa canção improvisada por Hendrix, ainda considerado um dos melhores guitarristas do mundo. Para quem não conhece, vale a pena assistir no Youtube.

    Como Hendrix era a cereja do bolo do festival, ele foi o último artista a se apresentar no último dia. A estrela tocou para um público estimado em 20 mil pessoas, de uma plateia, a princípio, de mais de meio milhão de espectadores. Assim, apenas os heróis da resistência presenciaram o fato histórico.

    Milogrodskiy/iStock
  • Jethro Tull

    Jethro Tull foi uma banda de rock britânica formada em 1967. A banda recusou o convite, de acordo com Ian Anderson, pois seu empresário lhe disse que haveria montes de drogas, prostituição e hippies. Ah, está explicado!

    Embora a banda não tenha se apresentado no festival, algumas de suas músicas foram tocadas pelo sistema sonoro de utilidade pública.

    paul_june/iStock
  • Ravi Shankar

    Ravi Shankar foi um compositor e músico indiano que ficou conhecido em todo o mundo na década de 1960 ao colaborar com astros pop como os Beatles.

    Ele é pai da cantora e compositora Norah Jones. Esteve lá e não se arrependeu.

    redstallion/iStock
  • The Doors

    A banda recusou o convite, uma pena, e Jim Morrison não foi. O grupo The Doors cancelou sua aparição no último minuto. O guitarrista Robbie Krieger disse que eles recusaram porque parecia que aquele encontro de estrelas seria mais uma “imitação de segunda categoria do Monterey Pop Festival”, mais tarde se arrependendo da decisão. Não imaginaram a repercussão de Woodstock.

    denizya/iStock
  • The Beatles

    Os quatro rapazes de Liverpool não estiveram no Woodstock. Duas alternativas para a recusa dos Beatles são conhecidas.

    A primeira é que os organizadores teriam convidado John Lennon, e ele disse que a banda só tocaria se a Plastic Ono Band (de Yoko Ono) também pudesse se apresentar.

    Outra é que Lennon queria tocar, mas ele não conseguiu entrar nos Estados Unidos. De qualquer modo, os Beatles estavam prestes a se separar, em 1970.

    enzodebernardo/iStock
  • Bob Dylan

    Bob Dylan, Prêmio Nobel de Literatura (2016), não aceitou o convite

    Dylan estava negociando para tocar, quando seu filho ficou doente, e ele desistiu. A história conta que ele também estava insatisfeito com o grupo de hippies acampados perto casa dele, no local onde o festival ocorreria originalmente. Será?

    michelangeloop/iStock
  • Joni Mitchell

    Outro convite recusado e outra convidada arrependida.

    Em 1969, Joni Mitchell foi convidada a participar do Woodstock, para o qual já estavam confirmadas as presenças de Janis Joplin, Jimi Hendrix e Joan Baez.

    Mesmo assim, alegando motivos pessoais, ela não foi.

    Joni Mitchell chegou a ser agendada para tocar, mas cancelou porque seu empresário temia que ela perdesse uma participação no programa de TV The Dick Cavett Show. Pois é…

    michelangeloop/iStock

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteudo em primeira mão!