Quer viajar nessas férias, mas o orçamento anda apertado? Não desanime. Anne Roumanoff, conhecida humorista francesa, de sua residência em Paris, dá as “dicas” para levar a família toda para passear gastando pouco e se divertindo muito… bom, talvez não tanto. Confira:

Nestes tempos de crise econômica, a forma mais barata de viajar nas férias é um convite para ficar na casa de amigos. Para incentivá-los a manifestar o esperado convite, faça ar de sofrimento e anuncie, com um suspiro: “Não planejamos nada ainda. Com as finanças do jeito que estão, nem sei se vamos conseguir viajar este ano.”

Quando fizerem o convite, comece recusando com veemência: “Vocês são muito gentis, mas somos quatro e não queremos atrapalhar.” Depois, diante da insistência de seus amigos (temos de esperar que eles insistam), aceite e diga as datas: “De 19 a 29 de julho. Tudo bem?”

Uma vez chegando ao destino, procure ganhar as benesses dos anfitriões. Evite ficar de preguiça na cama até as 11 da manhã e aparecer grogue e desarrumado perguntando: “Cadê o café? Tem croissant?”

Participe das tarefas domésticas com entusiasmo.

Se necessário, elogie as fotos da casa antes e depois da reforma. Mesmo que seus talentos culinários se limitem ao arroz com frango desfiado, tomate e milho de sempre, ajude a preparar as refeições. Procure minimizar o barulho das crianças, assim como o seu. Você não precisa compartilhar suas noites de amor nem suas discussões conjugais com os anfitriões.

Depois de fazer todo esse esforço, dá para apostar que você vai ficar bem feliz por voltar para casa. Afinal, mesmo as viagens gratuitas têm seu preço.

Por Anne Roumanoff

Leia outras histórias engraçadas e piadas em nossa seção de Humor.