Dependência da Internet – Para o usuário com humor

Um artigo sobre a dependência da internet que todos nós temos em algum grau. Provavelmente porque a web se tornou quase indispensável Apenas quase.

Redação | 14 de Julho de 2019 às 12:00

FlamingoImages/iStock -

Dependentes da Internet vão saltando de um artigo a outro, enfim, sem muito critério e acabam por se dispersar na infinidade de assuntos, relevantes ou não. Você promete que amanhã vai parar, mas não para. É um assunto sério, mas este artigo é para ser leve e engraçado, sem a menor pretensão de resolver os conflitos que a web nos traz. Então, divirta-se com a francesa Anne Roumanoff.

ζ

“Aqui tem Internet?” É a primeira pergunta que faço ao chegar a qualquer lugar nas férias. Eu me sinto moderna e importante; na verdade, estou sendo apenas muito pretensiosa e me declarando incapaz de passar um só dia desconectada. A princípio, tenho um computador para trabalhar, mas faço um monte de coisas totalmente inúteis com ele.

Pesquisar no Google gente que não vejo há 20 anos. Isso traz pequenos prazeres mesquinhos, como me alegrar ao ver que a garota mais bonita do colégio se tornou uma gorducha feiosa.

♦ Espiar anúncios de imóveis sem a mínima intenção de comprar ou alugar, apenas por curiosidade.

♦ Clicar em anúncios oferecendo emagrecimento sem dieta.

♦ Ver páginas do Facebook de pessoas que não conheço e fantasiar sobre suas vidas.

♦ Ler tudo sobre um crime horrível na seção policial do jornal.

♦ Assistir a um vídeo que se tornou viral e ler todos os comentários.

Se meus filhos me perguntam algo quando estou diante da tela, respondo com murmúrios: “Hmm… Agora não, estou trabalhando.” 

Outro dia, porém, quando recebi um e-mail perguntando “Mãe, o que tem pra almoçar?”, percebi que tinha de tratar com urgência minha dependência da Internet. Jurei que ficaria uma semana sem o computador. Mas antes pesquisei no Google “viciado em Internet” e obtive 4.590.000 resultados. Vou dar uma olhada rápida neles e de manhã desligo a tomada – prometo!

Anne Roumanoff  é uma conhecida humorista francesa e mora em Paris.

Outros textos da autora:

A mulher de 40 anos – A verdade nua e crua

Uma mansão no Sul da França