Feliz Dia das Mães!

No Dia das Mães, parabéns a você Supermãe, mãe multitarefas, multiuso, durona e sem culpa. Bebê, adolescente ou adulto, ainda é filho!

Redação | 12 de Maio de 2018 às 09:00

Thodoris_Tibilis/iStock -

Você está maravilhada com esse bebê que mudará sua vida para sempre. E repete várias e várias vezes o que toda mãe diz: “Não coma areia!”; “Que lindo desenho! O que significa?”; “Você já comeu batata frita demais!” As mães falam de si na terceira pessoa. Um doce de chocolate, e o rosto do filho se ilumina. Mais tarde, você percebe que é muito mais fácil deixar uma criança feliz quando ela é bem pequena. O bebê que começa a andar descobre o lado áspero do mundo. Cai, chora, você enxuga suas lágrimas da melhor maneira possível. Depois vem a época em que os filhos gritam com você. Os adolescentes dizem “Vou sair”, e você fica com medo de que não voltem mais para casa. Você se preocupa com a bebida, os casos de amor juvenil. Eles a tranquilizam: “Mas, mãe, eu quase não bebi… comparado com meus amigos.”

Um dia o filho adulto sai de casa. Você finge estar contente por ter menos roupa para lavar. “Até mais, mamãe…” Você aguarda ansiosa os telefonemas, e-mails, torpedos, qualquer sinal de afeto que se dignem a lhe enviar. Quando há longas lacunas, você não os condena; eles estão tão ocupados! Às vezes você se queixa: “Você só telefona quando quer um favor.” Mas fica felicíssima de ser útil outra vez.

Feliz Dia das Mães às mães cansativas, cansadas, mandonas, ausentes, mães que choram, mães que nos fazem chorar, mães que se levam a sério demais e aquelas que não levam nada muito a sério. Feliz Dia das Mães às que se arrumam e às que não, às que dão sem contar o custo e àquelas com quem se pode contar. Feliz Dia das Mães a todas as mães. Agora sei que não devem se sentir culpadas; vocês fizeram o melhor possível.

Por Anne Roumanoff