Faça uma busca


|
Publicado em: 5 de maio de 2020

15 maneiras de envelhecer saudável e com uma boa autoestima

Por que não marcar o início de uma nova e empolgante fase da vida? Beneficie-se do envelhecimento!

Imagem: CherriesJD/iStock

Ter mais de 60 anos é motivo de celebração, não de desalento. Na verdade, existem muitos benefícios em envelhecer. No aspecto físico, você deve pegar menos resfriados. O sistema imunológico retém a memória dos vírus de resfriado aos quais você foi exposto e libera anticorpos para combatê-los caso você os encontre de novo. Se você é alérgico, os sintomas podem ficar mais suaves, pois o sistema imunológico torna-se menos reativo. Além disso, a pele fica menos oleosa – e a acne deixa de ser um problema. Portanto, é possível envelhecer saudável.

No aspecto mental, as notícias também são boas. O poder do
cérebro pode continuar a se expandir (há uma boa reserva extra), você se torna mais sábio e toma decisões mais acertadas. E é provável que se sinta mais à vontade consigo mesmo. Sua maneira de ver o mundo também é importante: entusiasmo e otimismo vão prolongar sua juventude. Descubra como proteger a sua saúde e tirar o melhor proveito das décadas por vir – começando com os 15 passos para amar a vida, revelados por uma pesquisa.

monkeybusinessimages/iStock

1. SIGA SUA ESTRELA

Estabelecer metas traz benefícios à saúde. Um estudo descobriu que adultos na meia-idade com um senso de propósito tendem a viver mais do que os que não o têm. Planeje-se e desfrute de novas experiências. Tenha objetivos e ambições.


Jovanmandic/iStock

2. MEXA O CORPO

Incontáveis estudos mostram que se manter ativo ajuda você a levar uma vida mais feliz, mais saudável e mais longa. Se você não faz exercícios, comece agora – pesquisadores descobriram que um ano de prática melhorou a função cardíaca em pessoas com mais de 65 anos anteriormente sedentárias.


Deagreez/iStock

3. SEJA FELIZ, NÃO SE PREOCUPE!

Se você tivesse de representar num gráfico a felicidade de uma pessoa, a curva resultante teria a forma de um sorriso. Somos felizes na juventude, nem tanto na meia-idade, e depois felizes novamente no último terço da vida. Uma pesquisa com 80 mil pessoas descobriu que a faixa entre 65 e 80 anos aproveita mais a vida. Os mais velhos sabem como dedicar energia ao que importa e superam os erros rapidamente.


AndreyPopov/iStock

4. DE OLHO NA CINTURA

Manter um peso saudável é importante, mas controlar a medida da cintura é crucial. Ao redor da cintura pode surgir a “gordura visceral” (depósitos de gordura em torno dos órgãos internos). Ela libera substâncias químicas inflamatórias associadas a uma série de doenças, de artrite a diabetes. Como se livrar dela? O emagrecimento lento e constante é mais saudável, e muitos alimentos deliciosos podem ajudá-lo a manter uma dieta balanceada. Exercite-se também para se manter forte.


Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados