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Publicado em: 22 de abril de 2020

16 formas de manter o ânimo de fazer exercícios físicos

Se você costuma desistir no meio do caminho de fazer exercício físico, essas dicas são para você!

Imagem: jacoblund/iStock
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Pesquisas mostram que mais de 70% dos que iniciam um programa de exercícios físicos o largam após seis meses. Então, como se motivar, manter o programa atualizado e entrar em forma a longo prazo? Manter a motivação é ser realista no que diz respeito a suas metas, tornando as atividades interessantes e sendo positivo o tempo todo.

Veja algumas maneiras de não abandonar suas metas de melhorar o condicionamento físico e continuar a malhar regularmente.

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    SE DÊ UMA CHANCE

    Programe-se para as novas atividades e esteja ciente das limitações.

    1. Seja egoísta

    Reserve tempo para se exercitar e não deixe ninguém – família, amigos ou colegas de trabalho – reclamar ou abusar desse período.


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    2. Conte a todos

    Ligue para os amigos, deixe a família saber que está iniciando um programa fitness. Eles seguirão perguntando como está se saindo, e, para evitar o embaraço de lhes dizer que desistiu, você vai continuar!


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    3. Esqueça os velhos tempos

    Você pode ter sido um atleta quando jovem, mas contente-se com as lembranças e vá em frente. Não se atenha ao declínio do corpo; foque como pode mudá-lo de novo, para melhor.


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    4. Não se apresse

    Espere 4-6 semanas, pelo menos, para os resultados começarem a surgir. Faça o possível para se dar uma chance de superar as primeiras semanas, sempre bastante difíceis.


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    5. Mantenha as prioridades

    O que é mais relevante: assistir a televisão ou se exercitar? Ser ativo fará você se sentir bem. E, a longo prazo, pode salvar sua vida.


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    MANTENHA O INTERESSE

    Escolha atividades que, de fato, queira fazer, e encontre meios de torná-las divertidas.

    6. Evite o tédio

    Varie a rotina. Inverta o percurso usual da caminhada, na próxima semana pedale em vez de andar, ou investigue outras atividades que sempre despertaram seu interesse.


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    7. Arrume companhia

    Se conseguir encontrar alguém que compartilhe o entusiasmo e os exercícios no mesmo ritmo e tempo que o seu, será mais fácil aderir ao próprio plano e se divertir ao longo do caminho.


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    8. Vista-se para o sucesso

    Utilize roupas que adora. O vestuário deve motivar, não atrapalhar ou irritar.


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    9. Treine com música

    Compre um player de música portátil para se divertir com uma canção animada sempre que estiver em movimento.


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    JOGOS MENTAIS

    Tente manter uma atitude positiva e evite pensamentos negativos.

    10. Assuma o controle

    Lembre-se de que a atividade física não é uma das coisas na vida que estão fora de seu controle. Você pode escolher o que quer fazer e quando.


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    11. Vá devagar

    Se tiver uma semana difícil e perder uma sessão ou duas, não se puna – perdoe a si mesmo e prossiga.


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    12. Inspire-se

    Com um quadro de avisos, crie um mural de inspiração: exponha as estatísticas das melhorias de saúde, fotos suas à medida que emagrece e outras fotos e frases motivacionais.


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    13. Veja um copo meio cheio

    Passe do pensamento negativo ao positivo. Por exemplo, se perder uma das cinco sessões semanais de exercício, parabenize-se por ter feito quatro em vez de se preocupar com a perda de uma.


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    14. Celebre o sucesso

    Use o diário de aptidão física para acompanhar suas conquistas. Ao atingir uma meta – correr 20 minutos ou mais, por exemplo –, se dê alguma recompensa.


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    15. Reconheça os benefícios

    O progresso pode ser medido de várias maneiras: humor, sono, autoestima, perda de peso etc. Quanto maior a adesão ao programa de exercício, mais benefícios você sentirá.


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    16. Aproveite!

    Ao se exercitar, recorde as conquistas da sua vida e as coisas positivas pelas quais está trabalhando. Resista ao impulso de pensar em problemas: preocupações com dinheiro ou questões familiares que incomodam.


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