Vários são os monumentos por todo o mundo que, apesar de não haver registro das ferramentas que foram usadas, desafiam o tempo. Sem explicação para a procedência do material e sobre a finalidade da obra, os pesquisadores seguem tentando revelar seus mistérios.

Uma viagem

Desse modo, acompanhe esta viagem por alguns desses monumentos ao redor do mundo e dê asas à sua imaginação. Cinzéis comuns não poderiam fazer os detalhes nem homens comuns trabalhariam com materiais dessa magnitude.

Conheça 8 roteiros de viagem de carro pela Europa. 

Turma da Mônica e Corpo Humano

1 / 6 próximo →
monumentos

Imagem: Viktorus/iStock


Rapa Nui

Mais conhecida como Ilha de Páscoa, Rapa Nui é o lar dos moais. Cerca de 900 estátuas monolíticas colossais estão espalhadas por essa ilha no Pacífico Sul. Ninguém tem certeza do que representam. Alguns pesquisadores acreditam que fizeram parte de um culto aos mortos e que  retratariam antigos chefes ou ancestrais divinizados. Outro mistério que cerca as estátuas de pedra calcária com até 10 metros de altura e mais de 80 toneladas é como foram transportadas até sua localização final. Só os habitantes nativos de Rapa Nui têm certeza da solução desse enigma. Segundo eles, os moais andaram até lá!

1 / 6 próximo →
monumentos

Imagem: SL_Photography/iStock


Andes peruanos

No alto dos Andes peruanos, cerca de 2.400 metros acima do nível do mar, fica a magnífica Machu Picchu. Perfeitamente incorporada à vegetação subtropical, acredita-se que o “velho pico” foi construído pelos incas por volta de 1450 como um retiro para os reis. Cerca de um século depois, os espanhóis conquistariam a América do Sul e destruiriam quase inteiramente a civilização inca. Por quase 400 anos, esta cidade de pedra nas nuvens foi completamente esquecida. Só em 1911 o explorador americano Hiram Bingham chegou à cidade, com suas paredes cinza-ardósia, escadarias e lintéis, chamando a atenção do mundo inteiro. 

monumentos

Imagem: pius99/iStock


Esfinge de Gizé

A esfinge foi talhada num morro de pedra calcária do Egito há quase 5 mil anos. Diz a lenda que a esfinge apareceu em sonhos ao jovem príncipe Tutmés e lhe prometeu que, se limpasse a areia que escondia seu corpo, seria recompensado com o trono do Egito. Depois de fazer o que lhe foi pedido, Tutmés realmente se tornou faraó. Ninguém tem certeza do significado do gigantesco felino de pedra, embora os pesquisadores achem que esse leão de cabeça humana com 20 metros de altura e 75 metros de comprimento tenha sido construído para guardar a pirâmide do faraó Quéfren.

monumentos

Imagem: SteveAllenPhoto/iStock


Stonehenge

Poucos lugares estão cercados de tantas histórias quanto Stonehenge. Este círculo de pedra seria um antigo observatório, um enorme calendário, um local de peregrinação ou um campo de pouso de óvnis? De acordo com os especialistas, o círculo de pedra no sul da Inglaterra era o centro de uma paisagem ritual. Esta interpretação se baseia nos numerosos montículos fúnebres que cercam o monumento megalítico. Ainda assim, o fato é que até hoje as cerca de 40 pedras não revelaram todos os seus segredos. Só a idade do local foi determinada sem nenhuma dúvida: a construção começou por volta de 5 mil anos atrás e durou uns 1.600 anos

← anterior 6 / 6
monumentos

Imagem: iofoto/iStock


Monte Rushmore

O Monte Rushmore, uma das maiores esculturas de pedra do mundo, representa personagens importantes da história americana desde que a obra ficou pronta, em 1941. Gutzon Borglum criou um memorial para a posteridade: a escultura do rosto de quatro dos mais importantes presidentes dos Estados Unidos nas Black Hills, no estado de Dakota do Sul. Da esquerda para a direita, veem-se, no penhasco de granito, George Washington, Thomas Jefferson, Theodore Roosevelt e Abraham Lincoln, cada um com cerca de 18 metros de altura. Mas nenhum cinzel comum bastou para Borglum criar essas esculturas; ele começou a formar os contornos do rosto dos presidentes explodindo a pedra com dinamite! 

← anterior 6 / 6

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteudo em primeira mão!