A importância de criar crianças otimistas

Descubra a importância de criar crianças otimistas e como isso pode influenciar o futuro delas de uma maneira positiva e saudável!

Redação | 30 de Julho de 2019 às 12:00

vladans/iStock -

Uma atitude otimista em relação à vida traz excelentes benefícios. Temos a tendência de guiar nossa vida baseando-nos nos critérios pessoais, na própria percepção e em como vemos o mundo à nossa volta. Se as pessoas são otimistas, irão julgar o mundo e a si mesmas de maneira favorável. Uma atitude otimista tem efeitos positivos no desenvolvimento, na saúde e no potencial de um indivíduo. Uma visão predominantemente otimista da vida oferece mais oportunidades de se ter prazer e de enfrentar as dificuldades com mais facilidade.

Existem três aspectos importantes na construção de uma atitude otimista: sentir-se capaz, sentir-se positivo e aprender com os pais a ser otimista. É melhor ensinar seu filho, ainda pequeno, a ser otimista ao deparar com situações de decepção, pois as dificuldades e os desafios estão presentes em qualquer idade. Uma atitude otimista em relação à vida também não pode ser ensinada com palavras, mas com exemplos. Tente ser um modelo para o seu filho.

Leia também: 5 passos para construir o pensamento positivo

É importante para ele reconhecer que existirão obstáculos no decorrer da vida, mas que poderá ultrapassá-los. Dessa maneira, as pessoas sentem que têm o controle dos acontecimentos em sua vida e que são capazes de superar qualquer problema.

Embora a atitude otimista em relação à vida implique, na maioria das vezes, um resultado positivo, é igualmente importante para a criança estabelecer objetivos realistas que lhe permitam ter grande chance de sucesso no que tenta fazer. Estes são objetivos possíveis de alcançar, de acordo com as características pessoais e as condições de vida. Mas, mesmo quando você tenta ajudar seu filho a estabelecer objetivos realistas e lhe dá os elementos necessários para alcançá-los, ele precisará experimentar o fracasso e a frustração decorrentes da tentativa de se alcançar um objetivo impossível.