Faça uma busca
Já tem cadastro? Faça login aqui.
Cadastre-se para continuar lendo!
Artigo exclusivo para assinantes!
É grátis e você garante acesso a 3 conteúdos exclusivos
devices
Já sou assinante da Revista Impressa

Entendo que, respondendo a esta promoção, serei ingressado nos sorteios aqui oferecidos e passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, entre em contato com a nossa Central de Atendimento. Conheça também a nossa Política de Privacidade e Uso de Dados

Aproveite e assine o site seleções por apenas R$1,99 no primeiro mês. Clique aqui.
|
Publicado em: 29 de novembro de 2019

A importância de ter uma rede de apoio

Confira alguns benefícios que a amizade pode te trazer!

Imagem: bernardbodo/iStock

Mesmo as pessoas mais reclusas ou tímidas necessitam de uma rede de apoio com contato humano. Não somos, por natureza, animais solitários, e a solidão absoluta pode ser prejudicial à saúde mental. Experiências feitas com voluntários que foram completamente privados de estímulos sensoriais resultaram em alguns sintomas inusitados, incluindo ideias delirantes e alucinações.

Quem consegue criar e manter uma rede social costuma apresentar menores níveis de ansiedade e depressão. Além disso, quando se sente deprimido ou ansioso, considera o apoio disponível benéfico para a manutenção do tratamento.

O apoio não é uma via de mão única. A ajuda e o apoio a outras pessoas, amigos e parentes ou o serviço voluntário favorecem os sentimentos de utilidade e amor próprio, fundamentais para manter a saúde mental. Embora não seja conveniente estar sempre se comparando aos outros, encontrar pessoas e saber que elas também têm problemas ajuda a enxergar os seus próprios com objetividade. E talvez dar lugar a uma atitude positiva.

Como ter uma rede de apoio para toda a vida

A atitude realista também é essencial para a boa saúde mental. Por isso você pode tentar, por exemplo, imaginar de que modo uma atual situação difícil parecerá daqui a dez anos. Compare os seus problemas à situação mundial. Se puder enumerar suas próprias bênçãos e venturas atuais e passadas, talvez enxergue de modo diferente o que está acontecendo agora.

A atitude realista e a postura positiva podem ser encorajadas por atividades específicas como ioga, tai-chi-chuan e meditação. Diversos estudos psicológicos indicaram que pessoas que meditam regularmente têm menores níveis de estresse, pressão arterial mais baixa e, em muitos casos, melhor saúde física do que outras da mesma idade e sexo que não meditam.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados