Faça uma busca


|
Publicado em: 23 de setembro de 2020

12 animais que você só encontra na Floresta Amazônica

No Dia da Amazônia, confira uma lista com 13 animais que vivem exclusivamente na maior floresta tropical do mundo!

DC_Colombia/iStock

5. Uacari

O uacari, também conhecido como uacari-branco, é um dos mamíferos que vivem exclusivamente na bacia do Rio Amazonas. Esses primatas de cauda curta comem apenas frutas e vegetais, mas são ameaçados por seres humanos que às vezes os caçam em busca de comida. Um risco maior para o primata é o desmatamento.


reisegraf/iStock

6. Ariranha

Essa espécie ameaçada de extinção é encontrada apenas em partes remotas da Amazônia, onde, segundo estimativas, existe uma população de apenas 2 mil a 5 mil delas. A perda de hábitat continua a ameaçá-las, embora a maioria tenha sido exterminada por caçadores em busca do pelo. São carinhosas e barulhentas e podem ser vistas em estado selvagem no Centro de Vida Selvagem do Rio Heath, no Peru.


https://www.wikiaves.com.br

7. Rabo-de-arame

Muitos pássaros também são endêmicos da floresta amazônica. O Rabo-de-arame é uma ave de 13 cm que parece estar sempre usando um capuz vermelho em sua cabeça. Encontrado apenas na bacia ocidental da Amazônia, ele é conhecido por ter uma das danças de acasalamento mais elaboradas do mundo. 


amsterdamned/iStock

8. Galo-da-serra

Este pássaro, que pode chegar até 28 cm de altura, vive nas florestas tropicais da Colômbia, Venezuela e Brasil. Eles têm um distintivo meio círculo na cabeça. Os machos são laranja-brilhante e as fêmeas são cinza-oliva. Caleb Compton, biocientista americano, descreve o curioso ritual de acasalamento desses pássaros: as fêmeas assistem enquanto cerca de 40 machos exibem um cortejo elaborado, na espera de receber um selinho nas costas de uma delas – o sinal de suas escolhas.


Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados