Faça uma busca
|
Publicado em: 11 de setembro de 2020

12 atitudes que mostram que você é uma pessoa educada

Ter boas maneiras é mais fácil do que você pensa! Confira:

Imagem: Imagem: fizkes/iStock
Publicidade


Ter boas maneiras não é somente saber se comportar em determinados contextos, mas também é ser respeitoso com as pessoas no dia a dia.

Para tornar a vida mais leve e gentil, confira a seguir 12 atitudes que mostram que você é uma pessoa educada.

Leia também: Para se relacionar bem na internet… e fora dela

  • Imagem: monkeybusinessimages/iStock

    Dizem “por favor” e “obrigado”

    Essa é uma regra de ouro: “por favor” e “obrigado” são essenciais em diversas situações. As crianças são ensinadas desde cedo a usar essas “palavras mágicas”, mas os adultos parecem esquecê-las com o tempo, né?


  • Imagem: fizkes/iStock

    Não tocam nas pessoas sem permissão

    Algumas pessoas podem ser sentir invadidas quando são tocadas por desconhecidos. Por isso, pessoas educadas respeitam o espaço alheio.

     


  • Imagem: fizkes/iStock

    Admitem os erros

    Errar é humano e admitir os erros é educado. Se você pisou na bola, assuma o seu equívoco e pergunte o que pode fazer para corrigi-lo. Não assumir o que fez pode ser uma atitude desonesta e deselegante.


  • Imagem: fizkes/iStock

    Não fazem perguntas muito pessoais

    Fazer perguntas muito pessoais não é a melhor maneira de saber mais sobre alguém. Se você quer muito saber os detalhes da vida de uma pessoa, deixe que ela conte voluntariamente.


  • Não interrompem as outras pessoas

    Não é horrível ser interrompido enquanto está falando? Falar enquanto a outra pessoa fala é um sinal de desrespeito e mostra que quem faz isso não tem boas maneiras.


  • Discordam sem serem agressivas

    Discordar não quer dizer brigar: é possível ter uma discussão saudável sem alterar o tom de voz, sem gesticular de modo agressivo ou dizer palavras rudes.


  • Não fazem nem ouvem fofocas

    Fazer julgamentos sobre a vida de outras pessoas é natural do ser humano, mas pessoas educadas guardam esses pensamentos para si. Elas também não abrem espaço que pessoas contem fofocas: acham melhor mudar de assunto de uma forma gentil.


  • Escutam mais dos que falam

    Nada é menos educado (e frustrante!) do que uma conversa que vira um monólogo! Pessoas educadas escutam com atenção e se mostram interessadas no que as outras têm a dizer.


  • Não falam alto em ambientes públicos

    Falar alto em ambientes públicos irrita as pessoas presentes e mostra que quem faz isso é mal educado. Mantenha a sua voz em um volume adequado, principalmente em lugares fechados e pequenos, como salas de espera e elevadores.


  • Não ouvem música nem mensagens de áudio sem fone de ouvido

    É desrespeitoso fazer com que as pessoas ouçam a música, o vídeo ou a mensagem de áudio que você quer ouvir. Em locais públicos, utilize sempre fones de ouvido.


  • Não usam o celular enquanto conversam com outras pessoas

    Não usar o celular enquanto conversa ou durante um almoço ou jantar é sinal de educação. As pessoas merecem ser ouvidas com atenção, e ficar conferindo o celular toda hora não é nada gentil.


  • Não fazem distinção de tratamento

    Pessoas educadas tratam todos igualmente, independentemente da classe social ou do cargo que as pessoas tenham.


Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close