Conheça histórias positivas que acontecem por todo o planeta. Sabemos sempre pelas manchetes o que há de errado com o ser humano, com o meio ambiente, que está tudo fora do lugar, mas aqui temos boas histórias para contar. Confira:

Volta às aulas

historias positivas

Foto: HANNA GIEFFERS; CORTESIA DE LENNYTHEMOBILEBARBER.CO.UK

Sobretudo, “Não sei explicar às crianças que vieram como refugiadas para a Alemanha por que de repente elas estão aqui”, diz Basel Alsayed. “Mas acho que sei como se sentem.”

Ex-professor em Damasco, Alsayed partiu da Síria a fim de não ser alistado e mandado para a guerra e foi parar em Zehdenick, perto de Berlim. Depois de 18 meses de curso de treinamento de professor para refugiados na Universidade de Potsdam, agora ele dá aulas numa escola primária onde um terço dos alunos foi igualmente deslocado, vindo de países como Bósnia, Gana e Síria.

“Fui jogado aos leões”, conta Alsayed, que teve de aprender alemão durante o curso. “De repente, tinha de fazer meu próprio dever de casa, em vez de passá-lo aos alunos.”

Acima de tudo, “Basel apaga incêndios”, diz o professor-chefe Gerald Schneider. “Ele traduz quando há problemas de linguagem com os pais e cobre outros professores quando eles adoecem.”

E a Alemanha precisa de mais professores como ele. Uma previsão da Fundação Bertelsmann fala em falta de cerca de 35 mil professores primários na Alemanha em 2025.

ζ


“Basicamente, decidimos que queríamos acabar com a falta de moradias em vez de administrá-la.”

Juha Kaakinen, presidente-executivo da Y-Foundation, que oferece apartamentos para os sem-teto da Finlândia, único país europeu onde o número de moradores de rua está em declínio.

ζ

Conheça algumas histórias sobre compaixão.

Aviões elétricos na Noruega

Há dois anos, a Noruega assistiu ao lançamento do primeiro serviço de barcas elétricas do mundo. Agora o país está de olho no céu. Enquanto as empresas e os órgãos regulamentadores esperam um futuro de viagens aéreas movidas a bateria.

De acordo com Dag Falk-Petersen, chefe da Avinor, empresa operadora de aeroportos, em 2040 todos os voos de curta distância da Noruega serão elétricos. “Quando atingirmos nossa meta, as viagens aéreas não serão mais um problema para o clima”, diz ele.

Certamente, a Avinor está disposta a comprar seu primeiro avião elétrico neste verão e abrir uma concorrência para testar uma rota comercial com um avião elétrico de 19 lugares a partir de 2025.

No ano passado, a empresa aeroespacial europeia Airbus anunciou planos de desenvolver um avião elétrico híbrido, com um modelo de demonstração projetado para 2020. E a EasyJet anunciou que tem planos de lançar aviões totalmente elétricos para curta distância daqui a uma década.

Como falar com cães

Sabe aquela vozinha aguda e meio ridícula que usamos para falar com os cães? Pois é, acontece que, na verdade, eles adoram. Pesquisadores da Universidade de York, na Inglaterra, dizem que a “voz de cachorro”, além de aumentar a atenção de nossos amigos caninos, também fortalece o vínculo entre dono e animal.

Descubra outras histórias que nos permitem ter mais fé na humanidade.

Heróis 

historias positivas

“Sinto muita compaixão por eles”, diz Lenny.

Lenny White, durante 17 anos, foi um assessor de marketing bem-sucedido no norte da Irlanda, mas sentia falta da satisfação no emprego de quando era adolescente. Pois ele trabalhava como auxiliar de cozinha em casas de repouso. “Nunca esqueci como me sentia e a interação com os moradores”, diz Lenny.

Inegavelmente foi essa a inspiração para abandonar o marketing e aprender a ser barbeiro de pacientes com demência, viajando por todo o país. Então, para ajudar os clientes a relaxar, ele monta um cenário de barbearia da década de 1950, que tem até uma jukebox tocando músicas daquela época.

“Entendo suas dificuldades e, às vezes, consigo sentir sua frustração. Então meu serviço é dar atenção a esses homens e despertar neles sentimentos bons.”

 

 

POR TIM HULSE

Sabe de mais alguma história positiva? Conte para a gente nos comentários.