Como dizia Luiz Gasparetto, “o fim só existe para quem não percebe o recomeço”. São os tropeços, as despedidas e os fins de ciclos que nos fazem aprender e, sobretudo, nos possibilitam viver novas experiências. Saber lidar com as decepções e ter resiliência é uma característica das pessoas com inteligência emocional bem desenvolvida.

Veja a seguir alguns passos para recomeçar e se reerguer:

BartekSzewczyk/iStock

9. Reserve um tempo para fazer algo de que você goste

Coma um doce que lembre a sua infância ou saia para patinar… e se não conseguir mais se equilibrar sobre rodas, ria de si mesmo – o importante é lembrar que a vida faz sentido porque somos uma coleção de memórias.


chokja/iStock

10. Faça doações

Doe algo que não precisa para alguém que precise mais do que você. Procure tornar o desapego um hábito nessa nova fase.


Leks_Laputin/iStock

11. Expresse seu amor pelos outros

Tire um tempo e diga eu te amo para as pessoas próximas e tente marcar alguma atividade com amigos que não vê há algum tempo. A dura verdade é que não sabemos quando iremos partir, então procure sempre deixar claro o quanto suas pessoas queridas são importantes para você.


Yumi mini/iStock

12. Viaje sozinho

Ou, pelo menos, passe um dia só. Se não der para viajar, permita-se explorar sua cidade, ou quem sabe ir ao cinema, e dê esse tempo de presente para você mesmo. Confira aqui 21 dicas indispensáveis para viajar sozinho!