Faça uma busca


|
Publicado em: 25 de setembro de 2020

Conheça 16 animais que vivem no Pantanal e estão ameaçados pelo fogo

Onça-pintada, jacaré e tamanduá são apenas alguns dos diversos animais que vivem no Pantanal. Conheça melhor esse bioma que está ameaçado.

Imagem: FernandoQuevedo/iStock

Localizado na região de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, o Pantanal é o menor bioma brasileiro. Entretanto, é onde encontra-se a maior diversidade de animais. Atualmente, porém, os animais que vivem no Pantanal têm sofrido bastante.

Desde o início do período de seca (maio) até agora, os focos de incêndio têm aumentado muito. Dados divulgados recentemente pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram que foram identificados 6.048 pontos de queimadas do início do mês até o dia 23 de setembro.

O número de focos de queimadas registrados até o momento já é histórico; com base nos dados recolhidos pelo Inpe desde 1998. Além disso, houve um aumento de 109% em comparação com o mesmo mês em 2019. Sem dúvidas, um cenário triste para a nossa flora e fauna pantaneira.

Mesmo com suas planícies inundadas – característica principal desse bioma -, o Pantanal integra outros tipos de vegetação; como Caatinga, Cerrado e Floresta Amazônica. Por isso a propagação do fogo se torna tão fácil.

Como ajudar os animais que vivem no Pantanal

Dados e imagens comprovam a dimensão da tragédia no Pantanal brasileiro. Mas a boa notícia é que você pode ajudar a diminuir o sofrimento dos animais e moradores da região. Além disso, pode também contribuir para manter o trabalho dos brigadistas voluntários.

Conheça algumas instituições que fazem essa ponte entre você e aqueles que precisam:

  • Instituto SOS Pantanal – organização de direito privado sem fins lucrativos. O Instituto depende de parcerias e doações para manter as atividades de preservação do bioma.
  • Instituto Arara Azul – criado em 2003, o Instituto está localizado em Campo Grande (MS). Ele precisa de recursos para ajudar na recuperação do habitat natural das araras-azul e na preservação da espécie no período pós-queimadas.
  • Comitiva Esperança – essa iniciativa de cidadãos, empresas e instituições tem como objetivo ajudar os moradores do Pantanal que estão sofrendo com as queimadas, a covid-19 e a fome.
  • Instituto NEX – o Instituto trabalha no resgate, cuidado, tratamento, reintrodução, monitoramento e abrigo de onças há 20 anos. Atualmente, estão fazendo uma vaquinha on-line para arrecadar recursos para o tratamento das onças sobreviventes dos incêndios no Pantanal.
  • Instituto Homem Pantaneiro – organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que busca ajuda para manter o maior número de brigadistas em campo; custeando transporte, alimentação e hospedagem.

São inúmeros animais que não conseguiram fugir das chamas. Mas muitos outros estão precisando de cuidados, pois sofreram queimaduras ou perderam suas casas. Por isso, toda ajuda é bem-vinda.

Conheça a seguir alguns dos animais que têm o Pantanal como casa e fazem parte desse bioma tão diverso.

Por Thaís Garcez

Holovaty/iStock

1. Jacaré-do-pantanal

Tem entre dois e três metros de comprimento. Sua cor pode variar, sendo o dorso escuro e na cauda, faixas transversais amarelas.


Bernard Bialorucki/iStock

2. Piranha

Peixe carnívoro que se alimenta de outros peixes ou outros animais que entrem na água. Pode medir até 50 cm.


FernandoQuevedo/iStock

3. Tuiuiu

É a ave símbolo do Pantanal. Vive nas margens dos rios ou nas árvores e pode chegar a 8 kg.


dankadanka/iStock

4. Tucano

A maior espécie de tucano do Brasil é encontrada no Pantanal. Ele pode ter até 66 cm de comprimento com o bico, sendo 19 cm só de bico.

 


Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados