Conheça 16 animais que vivem no Pantanal e estão ameaçados pelo fogo

Conheça a diversidade dos animais que vivem no Pantanal, suas características, hábitos e como preservá-los nesse período de queimadas.

Thaís Garcez | 25 de Setembro de 2020 às 11:30

FernandoQuevedo/iStock -

Localizado na região de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, o Pantanal é o menor bioma brasileiro. Entretanto, é onde encontra-se a maior diversidade de animais. Atualmente, porém, os animais que vivem no Pantanal têm sofrido bastante.

Desde o início do período de seca (maio) até agora, os focos de incêndio têm aumentado muito. Dados divulgados recentemente pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram que foram identificados 6.048 pontos de queimadas do início do mês até o dia 23 de setembro.

O número de focos de queimadas registrados até o momento já é histórico; com base nos dados recolhidos pelo Inpe desde 1998. Além disso, houve um aumento de 109% em comparação com o mesmo mês em 2019. Sem dúvidas, um cenário triste para a nossa flora e fauna pantaneira.

Mesmo com suas planícies inundadas – característica principal desse bioma -, o Pantanal integra outros tipos de vegetação; como Caatinga, Cerrado e Floresta Amazônica. Por isso a propagação do fogo se torna tão fácil.

Como ajudar os animais que vivem no Pantanal

Dados e imagens comprovam a dimensão da tragédia no Pantanal brasileiro. Mas a boa notícia é que você pode ajudar a diminuir o sofrimento dos animais e moradores da região. Além disso, pode também contribuir para manter o trabalho dos brigadistas voluntários.

Conheça algumas instituições que fazem essa ponte entre você e aqueles que precisam:

São inúmeros animais que não conseguiram fugir das chamas. Mas muitos outros estão precisando de cuidados, pois sofreram queimaduras ou perderam suas casas. Por isso, toda ajuda é bem-vinda.

Conheça a seguir alguns dos animais que têm o Pantanal como casa e fazem parte desse bioma tão diverso.

Por Thaís Garcez