Talvez a rotina esteja te desanimando ou sugando suas energias. Mas, não esmoreça! Pequenas mudanças, desde os primeiros momentos da manhã, já são suficientes para construir uma nova motivação. É verdade que muitas vezes não prestamos atenção nas atividades do dia a dia e fazemos tudo no automático. Mas em algum momento essa repetição cansa, e perdemos o estímulo. Para que isso não aconteça, tente mudar seus hábitos. Confira algumas dicas incríveis que selecionamos para você.

Estabeleça metas

Se você não tem um forte motivo para sair da cama, tudo ficará mais difícil. Encarar os desafios de cada dia não é uma tarefa fácil, é preciso ter um objetivo claro que o motive. Sendo assim, faça uma lista de metas que deseja cumprir ou sonhos que deseja realizar. No caso das metas, enumere coisas materiais que deseja obter: como comprar um carro ou um computador. Já os sonhos, podem ser: fazer uma viagem ou abrir o seu próprio negócio. Para realizar todos esses objetivos é preciso, primeiramente, determinação para se dedicar ao trabalho ou aos estudos, para posteriormente receber os proventos e economizá-los. Deixe sua lista de metas à vista, para que te dê coragem para lutar por elas.

Aumente o som

Iniciar o dia com música é tudo de bom! Que tal criar uma playlist com as músicas que você mais gosta e ter um dia cheio de energia? Aplicativos como o Spotify e o Deezer permitem que você crie a sua própria lista de músicas sem precisar baixar cada uma delas no seu celular. Basta criar uma conta e selecionar seus hits preferidos para animar o dia. Faça essa experiência e comece o dia cantando no chuveiro! Para já entrar no ritmo, faça esse quiz e descubra seu nível de conhecimento sobre música pop.

Siga um roteiro

Se todo dia você faz tudo sempre igual, e não anda satisfeito com essa rotina, que tal começar mudando suas atividades matinais? As tarefas propostas por Hal Erold no livro “O milagre da manhã: o segredo para transformar sua vida (antes das 8 horas)” prometem modificar a maneira como enxergamos os primeiros momentos do dia. Resumidamente, o autor cria um roteiro cronometrado de 5 tarefa que você deve concluir antes de começar seus compromissos diários. O passo a passo conta com: silêncio, afirmações, visualizações, exercícios, leitura e escrita. Entenda melhor no vídeo a seguir.

Antes de tudo, desacelere

Muitas pessoas têm rotinas extremamente estressantes ou agitadas antes mesmo de saírem de casa. Já iniciam o dia respondendo e-mails no celular, cuidando dos filhos ou gastam horas no trânsito caótico das grandes cidades. Mas se você é uma delas, considere acordar 30 minutos antes do habitual e usar esse tempo para diminuir o ritmo. Existem diversos tipos de meditação, desde a zen budista até a transcendental; em que se recita um mantra. Àqueles que têm dificuldade de ficar parado por muito tempo, vale a pena rezar ou meditar a partir de uma leitura. O importante é relaxar antes de dar início às atividades do dia.

Experimente o Bulletproof coffe

Desenvolvido por um empreendedor do Vale do Silício, o bulletproof coffe, ou café à prova de balas, tem ganhado cada vez mais adeptos. Seu preparo é muito simples, mas suas promessas são audaciosas. Para quem busca mais energia e concentração para começar com o pé direito, essa bebida é ideal. O bulletproof coffe leva, além do café, óleo de coco e manteiga sem sal; pode ser também a manteiga ghee (sem lactose). Essa mistura promete turbinar o seu cérebro, além de emagrecer – juntamente com a prática de exercícios físicos – e aumentar o foco! Vamos à receita:

Ingredientes

– 200 ml café da sua preferência
– 1 colher (sopa) de manteiga sem sal (ou ghee)
– 2 colheres (sopa) de óleo de coco extravirgem

Modo de preparo

Prepare o café normalmente, do tipo que mais gosta. Em seguida, coloque 200 ml no liquidificador e bata juntamente com a manteiga e o óleo de coco. Quando a mistura estiver homogênea, desligue e sirva. A bebida estará pronta para ser degustada. Aproveite para combinar o seu café da manhã com boas gargalhadas. O riso diminui o estresse e relaxa os músculos!

Temos certeza que com essas dicas o seu dia a dia será bem mais tranquilo e cheio de motivação. Tire os primeiros minutos da manhã para determinar como será o seu dia. Dessa forma você estará preparando corpo e mente para os desafios que estão por vir. A rotina não precisa ser tão ruim assim.

Por Thaís Garcez