Dia Mundial da Voz: como apreciar uma ópera

No Dia Mundial da Voz, dê uma oportunidade à ópera e seus tenores. A ópera representa intensa emoção – para o compositor, para os atores e para o

Redação | 16 de Abril de 2019 às 10:00

artisteer/iStock -

No Dia Mundial da Voz, dê uma oportunidade à ópera e seus tenores. A ópera representa intensa emoção – para o compositor, para os atores e para o espectador, que é arrastado numa onda de música e espetáculo. Atualmente não se exige traje a rigor na plateia.

Uma ópera é um drama musical, com danças, trajes e cenários suntuosos. Como qualquer peça teatral, inclui diversos atos e mudança de cenários. Ao contrário de um musical, boa parte da ópera não tem diálogos e compõe-se inteiramente de canções com abertura e interlúdios musicais.

Compreendendo a linguagem da ópera

A parte lírica é chamada de libreto, apresentada como árias melódicas (solos), duetos e diálogos entre os vários atores. As maiores óperas combinam várias árias memoráveis, uma história trágica e personagens intrigantes. Uma estrela feminina de grande prestígio ou pretensão (tanto na vida quanto na arte) é chamada de diva (uma deusa). “Tenor” descreve a mais alta voz natural masculina; o baixo profundo, a mais baixa. “Soprano” é a mais alta voz feminina, seguida por meio-soprano e contralto. A variedade de estilos e técnicas narrativas é que dá à ópera sua rica textura e complexidade.

Do que se trata?

Instigar humanidade, paixão e emoção arrebatadora.

Mas não é elitista?

Não pense que a ópera “não é para você”. Você acabará por se descobrir cantarolando por aí a “Canção do Toureador” da ópera Carmen, de Georges Bizet (1875), ou “La donna è mobile” da Rigoletto, de Giuseppe Verdi (1851). Você pode até mesmo já ter sido persuadido por uma ópera a comprar loção pós-barba, cereais matinais ou espumante. Os anunciantes a utilizam muito porque a ópera evoca uma resposta emocional.

É em língua estrangeira?

Há óperas cantadas em vários idiomas, mas a linguagem da ópera é a linguagem universal do coração.

Por onde devo começar?

As óperas mais acessíveis são as do período romântico da segunda metade do século XIX, em geral cantadas em italiano. Tente qualquer coisa de Giacomo Puccini (Tosca, La Bohème, Madame Butterfly) ou de Verdi (Aidà, Rigoletto, La Traviata ou Falstaff). Antes de ir assistir a uma ópera ao vivo, tente encontrá-la em DVD. Isso aumentará sua apreciação do espetáculo no teatro e seu senso de expectativa, que é uma parte importante da experiência.

Saiba mais sobre a história do rádio no Brasil.

Leia também sobre musicoterapia.