Doação de sangue animal: cães e gatos também são doadores

Cães e gatos podem doar e receber sangue e, assim, salvar vidas. Saiba quais são os requisitos para seu pet ser doador e se manter saudável.

Redação | 21 de Novembro de 2018 às 10:17

bazilfoto/iStock -

Sabia que seu cachorro ou gato pode doar sangue e salvar vidas? A maioria das pessoas não faz ideia de que existem bancos de sangue veterinários que abastecem as clínicas quando um animal precisa de transfusão. Muitas vezes, essa é a única chance que ele tem de sobreviver. E o seu grande amigo pode ser valioso nessa hora.

Assim como para os seres humanos, a doação de sangue animal também é um ato de amor e solidariedade. Mas, como são pouco conhecidos, os bancos de sangue veterinários às vezes ficam sem estoque e vidas deixam de ser salvas.

Como é feita a doação de sangue

O procedimento é indolor e sem necessidade de anestesia em muitos casos. Em contrapartida, além de ser muito gratificante para você saber que seu cachorro está salvando a vida de outro, a saúde dele fica sempre em dia, pois antes de cada doação é realizado um hemograma.

O que é preciso para ser doador

Seu cão poderá doar sangue se:

Para os gatos o procedimento é um pouco diferente. Como são mais ariscos, precisam ser sedados, mas não deixe que isso o desencoraje a praticar o bem. Se ele tiver mais de 4 quilos e cumprir a mesmas exigências dos cães, poderá doar. Além disso, não pode ser FIV ou FeLV positivo, isto é, ser portador do vírus da FIV (imunodeficiência felina) e da FeLV(leucemia felina).

Confira também: Plantas venenosas para cães e gatos: veja as mais comuns e evite!

Agora que você já sabe da existência e importância da doação de sangue animal, verifique se em sua cidade existem bancos de sangue veterinários e entre logo em contato se seu peludo estiver apto a doar. E, caso você humano ainda não seja doador, siga o exemplo do seu pet. Ele vai ficar orgulhoso de você!