Hoje sabemos que o contato com os livros desde pequeno é importante para a formação de qualquer leitor. Proporcionar deste cedo um mundo completamente novo que estimule a sua imaginação é a melhor forma de prepara-lo para um futuro de leitura prazerosa.

Mas, afinal, como despertar nos filhos o amor pelos livros desde a infância?

 

1 – Visite bibliotecas e livrarias com seu filho

Levar seu filho a um passeio por uma das bibliotecas ou livrarias de sua cidade é uma ótima forma de realizar um passeio ao mesmo tempo em que estimula o interesse pela leitura. Enquanto caminham por entre as estantes de livros, conte-lhe uma história e o faça imaginar quantas histórias diferentes há no mundo da leitura que está bem diante dele.

2 – Incentive a conhecer a biblioteca da escola

Incentive-o a pegar livros emprestados na biblioteca da escola. Hoje, com a Internet, os alunos perderam o hábito de fazer pesquisa em livros para os trabalhos escolares. De fato, a Internet é uma grande facilitadora, mas nem sempre apresenta fontes confiáveis de pesquisa.

3 – Apresente bibliotecas on-line e sites especializados

Por falar em Internet, mostre-lhe algumas bibliotecas virtuais como a da Biblioteca Nacional por exemplo. Tenho certeza de que ele ficará com vontade de visitar uma delas pessoalmente. E não se esqueça que sites sobre livros e canais no youtube sobre o assunto podem ser uma boa escolha.

4 – Leia com seu filho

Tenha um momento de leitura em casa. Não só leia para ele, mas peça-lhe que conte uma história para você (mesmo que ele ainda não saiba ler!)

5 – Estimule a criatividade

Escreva um livro com seu filho. Crianças, em geral, gostam muito de desenhar. Então que tal vocês fazerem juntos um livro para dar de presente para o papai?

6 – Visite eventos literários

Fique atento a eventos de leitura nas bibliotecas e livrarias de sua cidade. E mostre a ele como a leitura pode ser uma diversão!