Precisando de uma desintoxicação digital? Sentir-se irritado, ansioso ou sem sono são sinais que podem indicar que você precisa se afastar da telinha e se desconectar. Cada vez mais imersas em um mundo digital e conectado, a dependência ao celular afeta a muitas pessoa, se tornando, em alguns casos, uma doença. Assim, já existem até clínicas de recuperação que tratam dessa dependência. É o caso, por exemplo, da Paradigm – uma mansão no alto de uma colina em San Francisco que abriga crianças e adolescentes entre 12 e 18 anos, internados pelos pais para aprenderem a se desconectar.

Confira 13 pontos levantados por especialistas  que você precisa saber sobre se desconectar.


1

“Se você para tudo para checar uma notificação, pergunte a si mesmo se realmente tem controle sobre sua vida”, diz Chris Bailey, escritor e consultor de produtividade de Kingston, Ontário, no Canadá.

2

Um estudo de 2017 da Universidade de Pittsburgh descobriu que o uso intenso das redes sociais pode levar a um aumento de 9% no risco de depressão. Possivelmente devido a um fenômeno psicológico chamado de “comparação social”. Quando as vidas das outras pessoas (editadas ao extremo) parecem mais felizes do que a própria, a autoestima pode despencar.

Descubra como lidar com a depressão em 6 passos

3

Exclua todos os aplicativos do celular, exceto os mais essenciais. “Quais você está usando para se distrair, e não para se conectar com os outros?”, pergunta Bailey.

4

Seu celular estraga suas conversas – mesmo quando você não está olhando para ele. Um estudo americano de 2014 descobriu que a mera presença de um celular foi suficiente para desviar a atenção dos participantes e fazê-los perder sinais sutis dos interlocutores, como as expressões faciais.

5

Um estudo de 2016 da Universidade da Califórnia descobriu que os sujeitos só conseguiam se concentrar em uma única tarefa na tela por 40 segundos antes de mudar para outra atividade. “Alternar entre os aplicativos libera uma carga de dopamina no cérebro, porque você é preparado para buscar informações novas”, explica Bailey. “Quando você se desintoxica, percebe padrões que impedem que você se concentre profundamente”.

Conversar mais e digitar menos faz bem

6

Defina parâmetros sólidos. Você vai ficar desconectado pelo mesmo período de 24 horas toda semana ou vai tentar um tempo maior? “Lembre-se de quando você se sentiu mais descansado e renovado – digamos, férias de uma semana sem seu notebook”, diz Bailey, e estabeleça como alvo o mesmo período de tempo.

7

A desconexão não precisa ser um tudo ou nada – comece aumentando aos poucos, com jantares sem tecnologia ou uma parte do dia sem celular, e depois avance para um objetivo realista.

8

Se conseguir ver seu celular, você vai pegá-lo. Para persistir no seu objetivo, ative a função não perturbe e em seguida tire-o do seu campo de visão.

13 maneiras que o celular afeta a saúde e a mente

9

Se você se abstiver completamente por mais de um dia, informe à família, aos amigos e aos colegas de trabalho que você não vai responder às mensagens. Dessa forma, você resolve dois problemas: primeiro, não vão pensar que você está sendo mal-educado. Segundo, anunciar o seu detox irá ajudar você a cumpri-lo.

10

Depois que estiver livre da tecnologia, planeje atividades para preencher o tempo que você passaria curvado sobre seu aparelho. Como fazer um trabalho manual, jogar jogos de tabuleiro ou visitar uma livraria.

Atividades ao ar livre também curam o coração

11

Bailey recomenda contar com a ajuda de um parceiro de prestação de contas – talvez pedindo permissão para se conectar. “É constrangedor ter de perguntar se pode checar o Instagram”, diz Bailey. “Você terá mais chances de seguir seu plano.”

12

Em vez de diminuir seu tédio – ou outras emoções negativas – verificando as redes sociais, mantenha um diário do detox digital. No lugar de tocar e rolar a tela, anote seus sentimentos usando a boa e velha dupla papel e caneta. “Escrever um diário é uma ótima maneira de perceber padrões”, afirma Bailey. “Mantenha o foco em algo significativo e seu tédio vai evaporar.”

Para se relacionar bem na internet.. E fora dela

13

Se você se surpreender usando o celular antes da data programada para o fim da desintoxicação, simplesmente guarde-o e tente outra vez. Ou permita-se uma pequena dose diária, digamos, de 10 minutos, para realizar tarefas on-line essenciais.

Por Anna-Kaisa Walker