Pais e filhos adultos: é possível estabelecer uma amizade?

Mesmo um pequeno passo pode levar a grandes mudanças na relação entre pais e filhos. Descubra como criar uma amizade entre pais e filhos na fase adulta.

Douglas Ferreira | 5 de Maio de 2020 às 14:00

fizkes/iStock -

Com tanta história em comum, pais e filhos adultos podem se ver presos a modelos de interação sinônimos de problema. “É fácil manter tudo como está ou permitir que se formem brechas”, diz a terapeuta Betty Frain. “Quando mais o tempo passa, mais difícil mudar.”

Mesmo assim, seja você pai ou filho, é possível progredir sem explosões ou grandes riscos emocionais. “Mesmo um pequeno começo pode levar a grandes mudanças”, garante Betty. Aqui estão algumas dificuldades e soluções comuns:

Intromissão

O pai discorda da decisão da filha de tornar os netos vegetarianos, então prepara hambúrgueres quando toma conta deles. Ou a mãe não para de dizer ao filho como arranjar uma mulher. “Muitos pais acham que sua função é dar conselhos, e que isso não muda nunca”, observa a socióloga Roberta Maisel, autora de All grown up (Todos crescidos). No entanto, os papeis se modificam quando os filhos crescem. Trate seu filho com omemso respeito que dispensaria a um amigo , sugere Roberta. O filho pode colaborar compreendendo que os pais querem ajudar, mas nem sempre sabem como.

Isolamento

O afastamento pode vir de sentimentos que o pai ou o filho adulto ainda traz de um divórcio, uma adolescência difícil ou outro assunto do passado. Embora conversas francas ajudem, muitos não se arriscam temendo rejeição, diz Betty. Em vez disso, tente um simples bilhete ou mensagem sobre lembranças felizes ou alguma área de interesse. Se seu pai gosta de comida italiana, por exemplo, mande para ele uma receita e diga: “Vi isso e pensei em você.” Talvez a relação ainda precise de muitos reparos, mas a porta estará aberta.

Competição

Os pais podem achar que os filhos têm mordomias demais, ou invejar suas conquistas. Esses sentimentos podem se revelar na forma de competitividade, adverte Betty. Ela lembra da mãe que não concluíra o secundário e invejava o doutorado da filha. Apesar de não falar no assunto, a mãe sentia enorme prazer em vencê-la no tênis. Os filhos podem aplacar essa inveja valorizando as habilidades dos pais. “Também é importante que vocês apenas se divirtam juntos.”

JOAN DECLAIRE