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Publicado em: 27 de março de 2020

5 dicas para estimular o pensamento positivo

Pequenas ações podem fazer toda a diferença.

Imagem: ASIFE/iStock

Se você acredita que não domina determinada situação, isso ficará gravado no seu subconsciente. E assim, você acabará realmente não dominando. Por outro lado, o pensamento positivo e o enfrentamento consciente das dificuldades estimulam a harmonia interior. E assim, tornam-se resistente também a condições adversas. Faça esses exercícios e experimente pensamentos positivos. 

1 . Bolha protetora do pensamento positivo

Em situações difíceis, quando, por exemplo, o chefe fizer uma reclamação a seu respeito ou você estiver temendo algo, envolva-se numa bolha imaginária até ter a sensação de estar totalmente protegido.

◆ Agora preencha esse “invólucro protetor” com bastante luz, que também pode ser colorida. Os neuropsicólogos afirmam que este exercício acalma e gera harmonia interior.

2 . Diálogo interno, problema resolvido

◆ Quando souber que você terá, por exemplo, uma discussão com o seu chefe, então antecipe-se imaginando como transcorrerá esta situação.

◆ Pense em cada passo desta conversa: você e o outro estão sentados frente a frente. Então, formule, em pensamento, os seus argumentos. E deixe seu interlocutor imaginário responder a eles.

◆ Em seguida, você poderá tentar prosseguir com esse diálogo inicialmente interno munido de um papel e lápis. O que o obrigará a elaborar de forma mais clara e precisa suas exposições.

◆ Com a análise imaginária do possível transcurso da conversa, você se sentirá mais seguro na situação real e também estará mais aberto aos argumentos da outra pessoa.

3 . Imponha-se pensamento positivo

Preparação:

◆ Reserve ao menos 15 minutos diários para refletir sobre o que lhe passa pela cabeça ao longo do dia e o que você diz. A maioria dos seus pensamentos é negativa? Procure, a partir de agora, interromper o pensamento negativo e substituí-lo por um pensamento positivo e completo.

Exemplos:

◆ Não diga: “Não me agrada nem um pouco passear”, e sim: “Eu gostaria de ler.”

◆ Evite: “Estou exausto, mas não posso descansar porque ainda preciso arrumar as coisas”, mas: “Quem manda aqui sou eu. A arrumação pode esperar até amanhã.”

◆ Em vez de dizer: “Mais uma vez tenho de fazer tudo sozinho”, experimente: “Você poderia fazer o almoço hoje?”

4 . Encare as mudanças de forma positiva

Faça um balanço nas mudanças que estão por acontecer em sua vida – como mudar de casa ou assumir novas responsabilidades – e que trazem muitas incertezas, você poderá ver tudo com mais clareza se relacionar os prós e os contras.

Pegue lápis e papel e trace uma linha no centro. Do lado esquerdo, escreva um grande sinal de menos, do lado direito, um belo sinal de mais. Agora liste o que você considera negativo e o que considera positivo nesta mudança.

Como, por exemplo, “Sentirei falta dos meus amigos”, “Conhecerei novas pessoas interessantes”. As questões mais importantes para você devem ser escritas no alto da folha.

5 . Visões para o futuro

Fortaleça a autoconfiança e combata os medos procurando ter uma visão precisa dos seus desejos e objetivos.

◆ Formule o seu objetivo, por exemplo, no trabalho, e defina um prazo para alcançá-lo. Analise- o. Você conseguirá alcançá-lo com suas próprias forças, ou precisará de ajuda? É um objetivo realista? Se for preciso, mude o seu objetivo. De maneira alguma exija demais de você.

◆ Quais serão as consequências deste objetivo, uma vez alcançado? Pergunte-se que efeito seus planos terão sobre os seus amigos e familiares.

◆ Procure ter uma imagem precisa da nova situação, com todos os detalhes.

◆ Observe-se de vez em quando. Quanto falta para alcançar seu objetivo?

◆ Tenha em mente que você está pensando sobre o seu futuro e interiorize: “Este é o meu objetivo!”

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