Dar atenção para o parceiro e demonstrar real interesse em sua vida é de suma importância para um casamento ou namoro feliz. Muitos problemas no relacionamento são causados por desentendimentos passados mal resolvidos ou falhas na comunicação entre os dois. Então, se reúna com seu amado e faça este exercício de escuta para resolver as pendências atuais ou que possam surgir com o tempo:

Primeiro, cada um de vocês escolhe uma expectativa que tem em relação à vida. Depois, descreva seus sentimentos e peça que o parceiro faça o mesmo.

Cada um será ouvinte do outro, e devem responder demonstrando atenção e empatia. Em seguida, conversem da mesma sobre as frustrações que vivenciam atualmente.

Use as ferramentas de escuta listadas a seguir durante a conversa. Posteriormente, tente aplicá-las no dia a dia para se manterem nos trilhos e evitar outros problemas no relacionamento:

Experimente como as diferentes alternativas fazem o ouvinte se sentir

Em vez de dizer “mas”, como em “Sei que está cansado, mas o que acha de sair para jantar?”. Experimente dizer “e”: “Sei que você está cansado, e me pergunto o que acha de sair para jantar.”

Eis por quê: Usar o “mas” nega o que quer que tenha vindo antes e soa como uma rejeição. Substituir o “mas” pelo “e” indica que você está acrescentando, e não subtraindo, outra idéia.

Em vez de imediatamente rejeitar as idéias ou sentimentos do parceiro, experimente só escutar

Tente trocar algo como “Não é verdade que não ficamos juntos. Na semana passada almoçamos juntos!” por “Estou escutando. Parece que nunca temos muito tempo só para nós dois. O que você tinha em mente?”

Eis por quê: Dizer ao cônjuge que ele está errado ou não devia pensar ou se sentir daquela forma interrompe a comunicação. Se você está mesmo confuso, faça uma pergunta – isto faz com que o outro se sinta apoiado e lhe forneça mais informações.

Em vez de mudar de assunto rapidamente, experimente prestar atenção e seja educado se precisar desviar o assunto brevemente

“Você está chateada porque não foi escolhida para o novo projeto no trabalho? Ei, você viu o jornal de hoje? Preciso dos classificados.”, por exemplo, pode ser trocada por “Você deve estar se sentindo muito frustrada – você é muito mais qualificada do que qualquer outra pessoa no seu departamento, e tem se dedicado tanto! É realmente para ficar chateada. Quero conversar melhor sobre isso assim que encontrar o jornal de hoje – João vai passar aqui em cinco minutos para buscar os classificados.”

Eis por quê: Assegurar que seu cônjuge tem prioridade e que você valoriza seus sentimentos, mesmo que esteja fazendo outra coisa, cria confiança, respeito e segurança.

Veja também: Aprender com as brigas é fundamental em uma relação