Voluntariado: ações que ajudam e te modificam

A hora de ajudar o próximo é agora. Conheça algumas ações e projetos de voluntariado que você pode participar até sem sair de casa.

Redação | 9 de Maio de 2019 às 10:00

Professor25/iStock -

Você já pensou em dedicar um tempo do seu dia para ajudar outras pessoas? Ou ainda viajar para um país em situação de guerra com o objetivo de auxiliar as equipes que lá estão? Já imaginou fazer parte de algum grupo de acolhida a refugiados? Essas ideias podem parecer difíceis de realizar, mas tudo isso é mais simples do que você pensa.

Atualmente, existem diversas empresas e ONGs que organizam essas ações no mundo inteiro. Também agências de viagens especializadas em intercâmbio voluntário, em que se paga apenas uma taxa. Além disso, é possível encontrar associações que buscam pessoas que se disponibilizem a ajudar em pequenos serviços. E pequenos grupos solidários que se reúnem para dar apoio a quem precisa. Tudo isso sem burocracia ou dificuldades, esperando apenas você se voluntariar.

Experiências desse tipo transformam a vida de quem se disponibiliza e também de quem recebe o auxílio. Para te ajudar nessa busca, vamos listar alguns locais que necessitam de ajuda e empresas planejam viagens em prol da solidariedade. Se você sempre teve essa motivação, veja e inspire-se a mudar a sua vida e a de muitas pessoas.

Volunteer Vacation

A Volunteer Vacation surgiu com a missão de “aliar férias tradicionais à possibilidade de fazer a diferença”. Com parcerias firmadas com ONGs do mundo todo, possibilita a atuação dos voluntários em projetos de diversas frentes. Não há um perfil específico de voluntário, todos são bem-vindos, basta ter força de vontade.

As viagens acontecem o ano todo e são de curto período, não passam de 1 mês. Você pode escolher com base no valor que deseja pagar, na ação que gostaria de atuar ou pelo país que tem interesse em ajudar. Os valores variam e englobam material, transporte, capacitação e hospedagem. A passagem é por conta própria. Já as áreas de atuação se dividem em: animais, construção e reforma, crianças, educação, esporte, humanitário e saúde.

Mas se deseja escolher pelo destino, saiba que a Volunteer está nos 5 continentes. No Brasil, você pode participar de projetos no sertão nordestino, São Paulo e Rio de Janeiro. Se animou? Então entre no site oficial e faça a sua inscrição.

Voluntariado On-Line (PNUD/ONU)

O Programa de Voluntários das Nações Unidas (UNV) abrange o mundo todo e diversas missões. Geralmente, você vê a forte atuação das equipes da ONU nos países em situação de guerra ou catástrofe, mas seu trabalho vai muito além. Com o programa de Voluntariado On-Line o voluntariado não precisa ser presencial, do outro lado do mundo, pode ser da sua casa.

“O trabalho voluntário é uma fonte de força comunitária, superação, solidariedade e coesão social. Ele pode trazer uma mudança social positiva, promovendo o respeito à diversidade, à igualdade e à participação de todos. Está entre os ativos mais importantes da sociedade.” Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon (5 de dezembro de 2009)

Nesse projeto, ongs divulgam serviços que precisam ser realizados em uma plataforma na internet. O objetivo é encontrar pessoas que possam dedicar um pouco do seu tempo para realiza-los gratuitamente. Os trabalhos solicitados são vários, como: tradução, redação e edição, design, pesquisa, programação de computadores, produção de projetos, educação etc. Para participar basta ter algum conhecimento nas áreas e estar conectado. Veja mais detalhes no site oficial e no vídeo abaixo.

TETO (TECHO)

O TETO é uma organização voltada para as necessidades de moradia e vida digna nas regiões pobres da América Latina. Suas atividades tiveram início em 1997 no Chile (como TECHO) e se espalharam para outros países. Seu trabalho envolve a construção de casas e sedes comunitárias, além do desenvolvimento de projetos comunitários a partir do contato com os moradores das favelas. São realizados também o levantamento de informações socioeconômicas e eventos de formação.

Fazer parte do TETO é muito simples. Você pode se candidatar para compor a equipe permanente ou participar das atividades que acontecerão ao longo do ano. A equipe voluntária reúne pessoas dispostas a ajudar nas áreas: Administração e Finanças, Construções, Comunicação, Gestão de Pessoas, entre outras. Se você ainda não é formado, pode fazer um estágio na organização também. Entretanto, qualquer pessoa pode participar das atividades, toda ajuda é necessária. Tudo sobre esse trabalho incrível realizado em diversas partes do Brasil você encontra aqui.

Ajudar a quem precisa é um ato transformador. Tire um tempo do seu dia e se dedique a diminuir um pouco os problemas de quem precisa. Para você pode ser pouco, mas para quem recebe é muito. Com certeza você se sentirá melhor! Aproveite e conheça essa linda e inspiradora história sobre caridade.

Por Thaís Garcez