Acento ou assento: veja quando usar cada palavra

Texto explicativo sobre as palavras homônimas acento e assento, que têm a mesma pronúncia, mas significados e grafias diferentes.

Marcela Barros | 28 de Agosto de 2020 às 17:00

Marcela de Barros/Canva -

Acento e assento são palavras homônimas, ou seja, têm a mesma pronúncia, mas significados e grafias diferentes.

É importante saber quando usar cada palavra, pois elas querem dizer coisas completamente diferentes.

Tem dúvida quanto ao significado delas? Confira a seguir quando usar corretamente cada uma:

Acento ou assento: quando usar cada palavra

Acento

Acento comumente se refere ao sinais da língua escrita que indicam a sílaba tônica (a mais forte) ou a pronúncia correta de uma palavra.

Os acentos gráficos, que são colocados nas vogais, são os seguintes:

De acordo com o dicionário Aulete Digital, outras definições para acento são: “intensidade na voz que torna mais forte a pronúncia de uma sílaba na palavra ou discurso; entonação peculiar que demonstra intenção, inflexão, e destaque que se dá algo”.

Exemplos de frases com a palavra acento:

Assento

Quando falamos em assento, geralmente estamos nos referindo ao substantivo que significa uma superfície ou parte de um móvel em que podemos nos sentar, como o assento de uma cadeira.

Uma definição de assento é também um móvel que serve para sentar, como uma cadeira ou banco, como o assento de um ônibus.

Exemplos de frases com assento:

Outras definições para assento, de acordo o dicionário Aulete Digital, são: “ponderação no comportamento; paz de espírito; posição ocupada pelo titular de cargo ou função, residência ou habitação; lugar em que está sendo erguida uma edificação e anotação; apontamento.”

Assento também é a forma conjugada do verbo “assentar” na primeira pessoa do singular, no presente do indicativo, e que quer dizer: dispor de maneira que fique firme, dar posse de terra para que as pessoas habitem nela, ordenar ideias, resolver, fazer anotação e também combinar.

Palavras homônimas

Você já viu que acento e assento são homônimos, mas sabia que existem 3 tipos de homônimos? São eles:

Homônimos perfeitos

São escritos da mesma forma, têm o mesmo som, mas significados diferentes.

Homógrafos

Têm a mesma grafia, mas significados e pronúncias diferentes.

Homófonos

São pronunciados da mesma forma, mas apresentam significados e escritas diferentes. É o caso de acento e assento. Outro exemplo: