A Torre de Pisa acaba de completar 850 anos. Com uma pedra fundamental estabelecida em 9 de agosto de 1173, o monumento segue em pé mesmo com todos esses anos, sendo um dos pontos turísticos mais visitados da Itália, segundo o Nossa Viagem, do UOL.
Por conta da infame posição e da idade avançada, de tempos em tempos turistas questionam a estabilidade da torre. Por isso, a condição do Patrimônio Histórico da Humanidade foi reavaliada para marcar seu aniversário, conforme a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura),
"Hoje, a torre do sino é um monumento estável", anunciou a presidente da Opera della Primaziale Pisana (OPA) — o complexo milenar que inclui a catedral e a torre —, nessa quarta-feira (9) durante entrevista coletiva.
Apesar da garantia de segurança, no início dos anos 90 a torre atingiu uma inclinação de 4,5 graus e temores de que ela estivesse finalmente perto de cair levaram a obras que duraram oito anos, entre 1993 e 2001, que reestabilizaram o ponto turístico.
Desde então, ela segue pendente a aproximadamente 3,99 graus. Para garantir que a torre está em boas condições, ela é constantemente vigiada por terra e via satélite, segundo informações da CNN americana.
O último relatório de monitoramento da torre apontou que a "inclinação diminuiu cerca de 460 milímetros".