Bicicleta como promotora da saúde

Andar de bicicleta é uma ótima atividade física. Além de promover a saúde cardiovascular, ela também preserva as articulações.

Redação | 4 de Agosto de 2022 às 11:30

Highwaystarz-Photography/iStock -

Bianca treina na academia que dou aula há muitos anos. Recentemente ela teve que reduzir seus custos e estava em dúvida se conseguiria permanecer na academia. Como Bianca tem histórico familiar de diabetes, ela estava com receio de se tornar inativa e, com isso, correr o risco de desenvolver a doença. Bianca então me procurou para saber se poderia fazer algo por sua saúde caso fosse necessário sair da academia.

Conversando com Bianca, descobri que a distância entre sua casa e seu trabalho não era grande e que ela poderia fazer o trajeto de bicicleta. Como Bianca fazia as aulas de spinning na academia e já havia me contado que gostava de pedalar ao ar livre, a bicicleta pareceu ser uma solução possível. Perguntei a Bianca se havia vestiário em seu trabalho e ela me disse que sim. Surgiu então uma ótima alternativa para ela se manter ativa: ir e voltar do trabalho de bicicleta.

Os benefícios da bicicleta para a saúde

Obviamente, o que Bianca iria fazer, caso não fosse permanecer na academia, estaria bem aquém do que ela estava acostumada a fazer: musculação 4 dias na semana, aula de spinning em 2 e andar de bicicleta na rua em 1 dia. Contudo, a distância entre sua casa e seu trabalho era superior a 10 quilômetros, o que faria que em 5 dias na semana ela pedalasse mais de 20 quilômetros.

Leia também: 5 dicas para escolher a bicicleta ideal para você

Andar de bicicleta é um tipo de atividade aeróbia e gera benefícios fisiológicos, dentre os quais melhora da sensibilidade à insulina e maior captação de glicose pelos músculos; essas adaptações são muito importantes para a prevenção do diabetes. 

Bianca adorou a ideia e disse que mesmo que fosse necessário sair da academia, iria passar a ir para o trabalho de bicicleta. Parabenizei ela pela iniciativa, visto que dessa forma ela iria preservar o meio ambiente, ser mais ativa e ainda economizaria o dinheiro do transporte.

Andar de bicicleta é um ótimo tipo de atividade física: promove a saúde, é uma atitude ecologicamente positiva, gera economia de dinheiro, diminui a sobrecarga no trânsito e, por ser uma atividade sem impacto, preserva as articulações.

É importante ressaltar que as atividades de impacto como caminhar e correr são extremamente importantes para a saúde. No entanto, o excesso de impacto, dependendo da pessoa, pode gerar problemas articulares.

Caso não goste e/ou não possa frequentar uma academia, pense numa bicicleta. Ela não precisa de combustível (somente sua energia) e promove sua saúde.