"Botões falantes" para cachorros funcionam mesmo? Saiba o que dizem os especialistas

Veja a opinião de especialistas sobre os botões falantes para cachorros.

Luana Viard | 29 de Dezembro de 2023 às 14:00

Será que botões falantes para cachorros são seguros? - TheDogPhotographer / istock

Após vídeos de cães respondendo seus donos por meio de botões viralizarem, questionamentos sobre a segurança do método começaram a aparecer. Alguns pesquisadores explicam o que faz o animal interagir com a novidade.

Os botões falantes chegaram no mercado com a intenção de fazer o seu pet "falar" com você através de toques com as patas, mostrando respostas e intenções. Atualmente os botões "falantes" para cães no mercado são vendidos por cerca de US$ 15, enquanto os mais sofisticados podem custar centenas de dólares. Mas será que esse produto é seguro para os pets que amamos?

Como os botões falantes funcionam?

Segundo um artigo publicado em inglês no The Conversation, a ideia geral na criação desses botões é simples. Basicamente o tutor grava sua própra voz dizendo uma palavra que faz parte do universo canino, como "petisco" ou "fora". Cada botão reproduz uma palavra e em seguida, a palavra é reproduzida sempre que o botão é pressionado.

Supostamente, o cão poderá ser treinado para entender as palavras que saem dos botões e eles serão utilizados para facilitar a comunicação entre pet e tutor. Os botões falantes são um exemplo de comunicação aumentativa e alternativa.

Para simplificar, são um método de comunicação que não usa a fala. Em humanos, dispositivos semelhantes são úteis para pessoas com autismo ou deficiência intelectual, ou para aqueles que sofreram derrame ou de outra condição neurológica. 

Cachorros podem aprender a se comunicar de forma complexa?

Um cachorro poderia descobrir como apertar botões de fala por meio de um processo chamado condicionamento operante — o mesmo processo usado para ensinar comandos simples a esses animais, como "sentar". Quando um cão executa um comportamento e recebe algo que deseja, como uma guloseima, é mais provável que ele continue com esse comportamento.

A ideia de os cachorros "falarem" com os humanos por meio de botões foi iniciada por Christina Hunger, uma patologista da linguagem da fala que entendia o uso de dispositivos de comunicação aumentativa e alternativa.

Os botões podem causar danos na saúde do seu pet?

É importante quando tratamos nossos cachorros de forma diferente, dependendo do que achamos que eles estão pensando. De forma geral, eles não compreendem quando fazem uma besteira, apenas respodem à reação do tutor. Estudos demonstraram que os cães não conseguem sentir a emoção humana da culpa.

A realidade é que alguns cachorros simplesmente estarão mais interessados em interagir com botões falantes do que outros. Não há nenhuma boa razão para pensar que esses cães são, portanto, mais inteligentes do que outros. O segredo aqui é evitar comparações, cada pet possui uma personalidade e qualidades distintas.

Mas levando em consideração que o produto ainda é vendido por um valor alto, talvez não seja tão interessante adicionar esse item no seu dia a dia com o seu cãozinho. Mas ele não afeta diretamente a saúde ou o bem estar do seu pet amado.

E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais.

cachorros cachorro pet cão cuidados com cachorro botões falantes cuidados caninos