PORTO ALEGRE, RS – A FGF (Federação Gaúcha de Futebol) definiu nesta quinta-feira (7) os grupos da fase de classificação do Campeonato Gaúcho de 2020. Na mesma cerimônia, a entidade informou que o primeiro Gre-Nal da próxima temporada será no estádio Beira-Rio.

A data do clássico depende dos calendários de Grêmio e Inter, que podem estar na próxima Libertadores, além de reunião com quem detém os direitos de transmissão do campeonato.

O Gauchão voltará a ser disputado em dois turnos, com inspiração no Campeonato Carioca. As taças terão os nomes de Evaldo Poeta, ex-presidente do Farroupilha, e Francisco Novelletto, presidente da FGF até dezembro e que ocupa o cargo desde 2004.

A estreia do Grêmio será diante do Caxias, em casa. O Inter abre o estadual diante do Juventude, em Caxias do Sul. A primeira rodada ainda terá Ypiranga x São Luiz, Pelotas x Novo Hamburgo, São José-POA x Esportivo, Aimoré x Brasil de Pelotas.

O calendário da CBF indica que os estaduais começam em 22 de janeiro, mas a FGF estuda mudar a data de abertura do Gauchão para atender demandas da TV e da dupla Gre-Nal.

O grupo A do Campeonato Gaúcho de 2020 será formado por Ypiranga, Juventude, Inter, São Luiz, Pelotas e Novo Hamburgo. O grupo B terá Esportivo, Caxias, Grêmio, São José-POA, Brasil de Pelotas e Aimoré.

No primeiro turno, os jogos serão entre os times da mesma chave. No returno, os duelos serão com equipes do outro grupo.

O Grêmio é o atual bicampeão gaúcho, com título obtido diante do Brasil de Pelotas em 2018 e Internacional neste ano.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteudo em primeira mão!