SÃO PAULO, SP – Internacional e Atlético-MG se enfrentam neste domingo (8), às 16h, no Beira-Rio, com uma situação em comum. Ambos os times correm risco de passar por uma reformulação, pensando em reagir na próxima temporada do futebol nacional. O motivo é a campanha abaixo da expectativa no Campeonato Brasileiro.

O Inter tinha a Libertadores como grande objetivo da temporada. Parou no meio do caminho -diante do Flamengo nas quartas de final- e ainda perdeu o título da Copa do Brasil em casa para o Athletico-PR. Viu seu treinador, Odair Hellmann, ser demitido e terminou o Brasileiro sem a vaga na fase de grupos assegurada.

Nesta última rodada, o máximo a ser alcançado pelo time colorado é a sétima colocação, que atualmente pertence ao Corinthians. Para isso, precisa bater o Atlético e torcer para os paulistas não ganharem do Fluminense no Itaquerão.

Outro sinal da reformulação é a troca no comando. Zé Ricardo, que chegou na reta final do Brasileiro para tentar levar o time à Libertadores, será substituído pelo argentino Eduardo Coudet, ex-técnico do Racing (ARG).

Diante do Atlético, o Inter também terá de superar uma fase ruim. A equipe venceu apenas três vezes nas últimas dez rodadas e ainda vem de uma derrota no confronto direto contra o São Paulo. A partida no Morumbi poderia manter os colorados no páreo pela vaga na fase de grupos da Libertadores.

A torcida do Atlético também não tem muito o que comemorar em 2019. Terminou o ano sem nenhuma conquista, parou na primeira fase da Libertadores e não conseguiu ir além da semifinal da Copa Sul-Americana -foi eliminado pelo Colón (ARG).

No Brasileiro, a equipe dirigida por Vagner Mancini ocupa o 12º lugar, com 48 pontos, e pode ganhar três posições na rodada derradeira. Porém, precisa torcer contra Fortaleza, Goiás e Bahia.

O Atlético viveu alguns bons momentos nesta reta final da competição, com apenas uma derrota nas últimas oito rodadas, mas isso não significa que não haverá uma reformulação ao fim da temporada. Dois jogadores já parecem estar de saída: Luan e o colombiano Chará, que já tem proposta para jogar no Inter.

INTERNACIONAL

Marcelo Lomba; Heitor, Rodrigo Moledo, Víctor Cuesta, Natanael; Rodrigo Lindoso, Edenilson, Patrick, (Nonato) D’Alessandro (Neilton), Guilherme Parede; Paolo Guerrero. T.: Zé Ricardo

ATLÉTICO-MG

Victor; Guga, Leonardo Silva, Iago Maidana, Patric; José Welison, Jair, Otero, Cazares, Marquinhos; Di Santo. T.: Vágner Mancini

Estádio: Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)

Horário: 16h deste domingo

Árbitro: Savio Pereira Sampaio (DF)