Saber o que comer e ter uma dieta saudável está na lista de muita gente atualmente. Afinal, no mundo de hoje, alimentar-se corretamente é uma atividade difícil de seguir. Com os números de pessoas com doenças cardíacas e obesas aumentando no mundo, saber mais sobre alimentação e nutrição é fundamental para manter a saúde em dia.

Você provavelmente também busca matérias sobre alimentação e nutrição, não é? Mas o que você realmente sabe sobre o assunto? Teste seus conhecimentos com estas 12 perguntas e divirta-se! Mas não se esqueça: qualquer dúvida adicional deve ser tratada com um especialista em qualquer caso.

Teste seus conhecimentos sobre alimentação e nutrição:

 

Em termos de teor proteico, qual alimento destoa dos demais?

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As proteínas ajudam a construir o corpo. Pele, músculos e cartilagens se compõem sobretudo de proteínas. E o feijão é uma das mais ricas fontes de proteína que o corpo pode ter, além de contar com fibras e vitaminas.

Qual é a quantidade média de alimento ingerida pela vida de uma pessoa comum?

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No mundo industrializado, a ingestão média durante a vida de uma pessoa é de cerca de 40 toneladas de alimento (ou sete elefantes adultos) e de cerca de 65 mil litros de água provenientes de comida e bebida.

Não há necessidade de se consumir gordura numa dieta. Esta frase é verdadeira ou falsa?

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As gorduras contêm energia, mas de forma bastante concentrada. Uma grama rende 9 quilocalorias. O corpo precisa de quantidades pequenas de gordura, principalmente para produzir membranas celulares; qualquer excesso é desnecessário e pode ser armazenado no tecido adiposo.

Kwashiorkor é a denominação africana para que tipo de doença por deficiência?

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A palavra kwashiorkor é uma denominação africana, mais especificamente de um dos dialetos de Gana, que significa "primeira criança segunda criança". Ela se refere ao ato de desmamar uma criança logo após o nascimento de um irmão mais novo. É uma doença causada pela falta extrema de proteínas no corpo, que acarreta um desequilíbrio no sistema gastrointestinal, retenção de líquidos entre outros sintomas.

Que lipoproteína fica com os níveis elevados no sangue devido a uma dieta rica em gorduras saturadas?

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A ingestão de muita gordura eleva os níveis de colesterol no sangue. O colesterol se liga às lipoproteínas, entre elas: lipoproteínas de baixa densidade (LDL) e lipoproteínas de de alta densidade (HDL). As LDL se formam em reação à ingestão de gorduras saturadas e estão associadas às doenças cardíacas.

Quais os elementos químicos encontrados (em diferentes proporções) nas moléculas de gordura e de carboidrato?

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As moléculas de carboidrato se compõem de átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio. Como a água (H2O), contêm duas vezes mais átomos de hidrogênio (H) que de oxigênio (O) devido ao "hidrato" ("composto de água") do carboidrato, embora os carboidratos não contenham de fato moléculas de água.

Que tipo conhecido de substância química alimentícia é um carboidrato completo?

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Os amidos são moléculas grandes, da junção de várias unidades de açúcar, e denominadas carboidratos complexos. Como a digestão decompõe as moléculas de maneira gradual, a disponibilidade de energia é mais lenta que a proporcionada pelos açúcares. Os vegetais se servem de moléculas de amido para armazenar energia; algumas fontes de amido são legumes e verduras, frutas e grãos.

Quais os nomes comuns de lactose e frutose?

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Os açúcares são chamados de carboidratos simples por possuírem moléculas pequenas. A glicose (açúcar sanguíneo) é a principal fonte de energia das células do organismo, podendo ser absorvida do leite (lactose), da sacarose (açúcar de mesa) e de legumes e verduras, ou ser retirada indiretamente da frutose (frutas) e convertida em glicose pelo fígado.

Uma grama de gordura proporciona mais, menos ou quase a mesma quantidade de energia que um grama de chocolate?

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Quase 30% do peso do chocolate é gordura, sendo, inclusive, o alimento ideal à sobrevivência de caminhantes e alpinistas.

Que fluido vital sem valor nutricional constitui parte essencial da alimentação?

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Cerca de 60% do corpo humano é água, meio no qual se realizam as reações químicas. Há perda constante de água por transpiração, respiração e excreção de urina. Se há redução da porcentagem de água, começa-se a sentir falta de ânimo. Uma queda de 47% é fatal.

Qual o nome das substâncias não digeridas na alimentação?

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A fibra, ou resíduo, é constituída de celulose, pectina e goma indigeríveis contidas nas paredes celulares dos vegetais. Adiciona volume à alimentação e ajuda o avanço do produto da digestão pelo sistema digestivo, mantendo-o saudável. Frutas, legumes e verduras e grãos integrais são ricos em fibras, também presentes em boa quantidade no pão branco refinado.

Entre as opções abaixo, qual a melhor fonte de gordura monoinsaturada?

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As gorduras monoinsaturadas são indicadas para reduzir o risco de doenças cardíacas, como a hipertensão. O azeite de oliva é um dos alimentos que mais contêm esse tipo de gordura, que participam do metabolismo tendo um papel importante na síntese dos hormônios.

É claro que a alimentação e nutrição são assuntos densos, e têm ainda mais tópicos para apresentar. Mas e se você sente que não se alimenta direito? Então é hora de prestar atenção aos sinais que seu corpo oferece. Entenda o que fazer quando perder o apetite.