De um lado, uma festança com comes, bebes, alegria e muita gente reunida. Do outro, um pouco de tristeza (ou em alguns casos até alívio). Casamento e divórcio são opostos que trazem muita história ao longo dos séculos. O casamento, em particular, modificou-se e hoje é uma celebração com tradições que sobreviveram com o passar do tempo. O que você sabe sobre os costumes de povos antigos nos dois momentos?

Teste seus conhecimentos sobre casamento e divórcio neste quiz!

Veja também: como escapar do divórcio iminente nos primeiros anos do casamento.

Que "D" é a separação legal de pessoas casadas?

designer491/iStock

O mundo antigo aceitava o divórcio. O Código de Hamurabi (c. 1700 a.C.) permitia que uma mulher insatisfeita se divorciasse do marido quando quisesse. Este podia se divorciar se a mulher fosse incapaz de ter filhos, mas se não pudesse provar qualquer falta da esposa (como adultério), tinha de devolver o dote. Uma mulher grega que quisesse pôr fim ao casamento apenas fazia as malas e ia embora. A tradição islâmica estipulava um período de espera de três ciclos menstruais.

O que os gregos antigos lançavam em recém-casados em vez de arroz?

Panasevich/IStock

Jogar arroz foi inspirado na prática antiga de lançar sementes como símbolo da fertilidade. No caso dos gregos, eram lançadas sementes de romã durante as celebrações.

Em uma cerimônia de casamento asteca, "dar o nó" queria dizer que o casal amarrava literalmente o quê?

f9photos/iStock

Casais astecas "davam o nó". Uma ponta da túnica do noivo era amarrada ao vestido da noiva para simbolizar a ligação matrimonial.

O que o noivo destrói com o pé em um casamento judeu?

PavlovskiJenya/iStock

Para selar a união, o noivo no casamento judeu quebra o copo no qual ele e sua noiva beberam.

Que artigo os turcomanos tradicionalmente fingiam roubar da tenda do pai da noiva?

izzetugutmen/iStock

Os homens da Ásia Central "roubavam" um tapete enrolado do pai da noiva para simbolizar o futuro "rapto" da filha.

Quem era a deusa das mulheres e do casamento na Grécia Antiga?

liorpt/iStock

Hera, que na cultura grega era conhecida como a mulher de Zeus, era a deusa protetora do casamento, da vida e da mulher.

Verdadeiro ou falso? A poligamia é a união conjugal de um indivíduo com vários outros.

Goldfinch4ever/iStock

No islamismo, um homem podia ter várias esposas (poligamia) – mais uma obrigação que um privilégio. Assim, ele deveria sustentar a viúva de um irmão. Arrumar uma esposa mais nova para substituir uma mais velha era visto como um "abuso da lei de Deus".

Que rei da Inglaterra foi forçado a abdicar em 1936 para desposar uma mulher divorciada?

Krivinis/iStock

O estigma do divórcio era fortíssimo na monarquia inglesa. Em 1936, Eduardo VIII foi forçado a abdicar para desposar a divorciada Sra. Simpson. Atualmente, o divórcio deixou de ser uma "desgraça".