Que os livros têm a sua importância todo mundo sabe. Quem não gosta de ter um ou outro volume por perto para relaxar? Você certamente é uma dessas pessoas. Alguns deles nos acompanham desde pequenos, e eventualmente se tornam inesquecíveis. É o que acontece com diversos clássicos da literatura mundial, desde os infantis até os títulos mais complexos.

E, se você faz parte do grupo de amantes da literatura, ainda que não leia tanto quanto gostaria, provavelmente é capaz de se lembrar de alguns títulos com poucas descrições. Por exemplo: qual o livro que conta a história de uma menina levada por uma tempestade até uma terra desconhecida? E qual o autor que lançou um livro que inspirou o Big Brother, um dos reality shows mais famosos do mundo? A resposta certamente aparece imediatamente, não é?

Veja também: descubra 6 livros inspiradores para ler em 2019

Por isso, que tal testar a sua memória literária? Separamos alguns livros e demos dicas nas perguntas abaixo para você adivinhar. De quantos você será capaz de lembrar? Muito provavelmente de todos, já que alguns deles são clássicos inesquecíveis.

Então, chega de conversa: vamos ver de quantos clássicos da literatura mundial você consegue lembrar respondendo a algumas das perguntas abaixo! Boa sorte! E provavelmente boa leitura, já que é quase impossível não reler alguns deles…

Publicado em 1942, as lições do protagonista deste livro arrebatam corações até hoje. Qual é o livro?

mazartemka/iStock
Correct! Wrong!

O Pequeno Príncipe foi escrito em 1942 por Antoine de Saint-Exupéry, e traduzido para mais de 80 idiomas. Através de personagens como o príncipe e a raposa, se dirige a crianças tratando de temas como amizade, amor, tempo, vida e morte.

O nome de um bruxo ficou conhecido no mundo todo após sua autora, inglesa, publicar o primeiro volume em 1997. Qual é o nome do primeiro livro de sua série?

COO7/iStock
Correct! Wrong!

Harry Potter e a Pedra Filosofal, de J. K. Rowling, vendeu 120 milhões de cópias ao redor do mundo. Quando terminou de escrever o primeiro volume da série, Rowling enviou seu original a muitas editoras, sendo recusada por todas, até ser aceita pela Bloomsbury Publishing.

Qual o nome do detetive de uma série de livros escritos por Agatha Christie, protagonista de Assassinato no Expresso do Oriente?

Assassinato no Expresso do oriente Ja'Crispy/iStock
Correct! Wrong!

Hercule Poirot participou de muitos romances escritos por Agatha Christie, entre eles Assassinato no Expresso do Oriente, Morte no Nilo e Cai o Pano, dentre muitos outros.

Neste livro de F. Scott Fitzgerald, o autor critica a realidade americana da década de 20. Qual o nome do livro?

Fitzgerald sewer11/iStock
Correct! Wrong!

O Grande Gatsby foi um livro escrito em 1925 que escancarava e criticava a vida e o glamour empreendidos na década de 20 nos Estados Unidos. A primeira edição do livro vendeu apenas 25 mil cópias, mas foi republicado em 1945 e 1953, após a morte do autor, quando atingiu um grande número de leitores.

Sobre o que trata um dos maiores romances da literatura brasileira, Grande Sertão Veredas, de Guimarães Rosa?

Correct! Wrong!

Grande Sertão Veredas, publicado em 1956, se passa no sertão brasileiro, que compreende uma grande parte da Bahia e de Minas Gerais. Riobaldo, o narrador, conta diversas partes de sua história e a do sertão, apresentando aspectos grandiosos de sua vida, a realidade social, disputas e costumes próprios e religiosos daquela região.

Qual é o nome da protagonista de A Hora da Estrela, de Clarice Lispector?

Domínio público/Acervo Arquivo Nacional
Correct! Wrong!

Macabéa é uma jovem alagoana de 19 anos que vive no Rio de Janeiro. Órfã e maltratada por uma tia durante toda a sua criação, Macabéa passa por infortúnios e reflexões durante o livro.

Quais eram os companheiros de Dorothy na jornada até a cidade de Oz?

A estrada de tijolos amarelos de O magico de Oz cindygoff/iStock
Correct! Wrong!

O Mágico de Oz foi uma história escrita por Frank L. Baum lançada em 1940. Nela, Dorothy e seu cãozinho Totó são levados subitamente por um tornado até um mundo estranho e diferente. Lá, ela toma conhecimento de Oz, o mago que pode levá-la de volta para casa, e conhece seus três amigos que também tinham desejos a fazer para Oz: o espantalho que queria um cérebro, um homem feito de lata que desejava ter um coração e um leão covarde que queria ser corajoso.

Qual era o nome da linguagem criada pelo governo hiperautoritário do livro 1984, de George Orwell?

George orwell, 1984 ValeryBrozhinsky/iStock
Correct! Wrong!

Com o objetivo de reduzir o pensamento na sociedade, o governo da novela "1984", de George Orwell, criou a "Novilíngua", que consistia em abreviações e condensações de termos comuns para evitar e remover sentidos mais amplos. Essa era uma das formas de controle que o governo imaginado por Orwell exercia sobre as pessoas.

Este escritor foi um dos expoentes do realismo fantástico no Brasil. Qual era o nome dele?

Livro aberto para o universo tomertu/iStock
Correct! Wrong!

Murilo Rubião nasceu em Belo Horizonte no ano de 1916. Foi jornalista no início de sua carreira, e um dos primeiros escritores, anos mais tarde, que produziram obras de cunho fantástico na América Latina. Entre as suas principais obras estão "O Ex-Mágico" (1947), "O pirotécnico Zacarias" (1974) e "Teleco, o coelhinho" (1993), este publicado postumamente.

Quantos eram os círculos do inferno na obra de Dante Alighieri, "A Divina Comédia"?

Domenico di Michelino Dante Divine Comedy Painting Duomo Cathedral Santa Maria del Fiore Church Florence Italy. Painting created 1465 bpperry/iStock
Correct! Wrong!

Eram nove círculos destinados aos mais variados pecados. Eram eles, do primeiro ao nono: o paganismo, a luxúria, a gula, a ganância, a ira, a heresia, a violência, a fraude e a traição.

O que você sabe sobre estes clássicos da literatura mundial?
Que tal ler ou reler estes títulos? 🙂
Você não acertou muitas respostas, mas talvez isso signifique uma chance para você ler ou reler um dos títulos da lista. Não deixe de conferir!
Leitor assíduo!
Você leu muitos livros desta lista, não é? Parabéns, você acertou a maioria! Qual foi o seu preferido? 🙂
Parabéns – você é um leitor nato!
Você leu todos ou quase todos os títulos da lista, e isso é maravilhoso! Parabéns pela sua fome de leitura. Que essa fome só aumente!

Share your Results: