Shakespeare, o mago da farsa, provoca dúvidas quanto à autoria de sua obra, mas nada disto realmente importa: Shakespeare é aparentemente inatingível. De fato, suas peças são mais representadas do que as de qualquer outro dramaturgo e nunca deixaram de ser admiradas. Efetivamente, como seu contemporâneo Ben Jonson escreveu, “Ele não é de uma época, mas de todos os tempos”. Aliás, deixe sua opinião nos comentários. 

Quer saber como está sua memória literária? Faça nosso outro quiz.

E sobre literatura em geral?

1 Qual é a peça mais longa do autor?

MatiasEnElMundo/iStock
Correct! Wrong!

Na próxima vez em que assistir à peça “Hamlet”, de Shakespeare, preste atenção no príncipe. Na mais longa peça do grande dramaturgo, o ator principal declama um total de 11.610 palavras.

2 E a mais curta?

bigemrg/iStock
Correct! Wrong!

A “Comédia dos erros”, sua peça mais curta, possui apenas 1.788 linhas, menos que a metade de Hamlet (3.931 linhas).

3 Quantos personagens o autor criou?

MatiasEnElMundo/iStock
Correct! Wrong!

Entre 1590 e 1610, Shakespeare escreveu mais de 100.000 linhas e criou 1.277 personagens. Seu texto apresenta mais de 30.000 palavras diferentes, o que constitui o dobro do vocabulário usado por uma pessoa culta em nossos tempos.

4 Há dúvidas quanto à autoria das peças de Skakespeare.

bykac
Correct! Wrong!

Alguns críticos ainda se recusam a acreditar que um simples ator, educado em uma escola primária do interior da Inglaterra, com ‘vagas noções de latim e conhecimentos ainda mais vagos de grego’, possa ter escrito peças tão notáveis. Sua obra, ou parte dela, foi atribuída muitas vezes a diversos autores, como o conde de Oxford, o filósofo Francis Bacon e uma freira da época elisabetana.

5 De fato, pode-se notar que as peças de Shakespeare estão cheias de anacronismo e pequenos absurdos.

BrAt_PiKaChU/iStock
Correct! Wrong!

Numa delas, por exemplo, um relógio toca na Roma antiga, dez séculos antes de os relógios serem inventados. Em “Contos de inverno”, um barco ancora na costa da Boêmia, uma região sem acesso ao mar. E, em “Rei Lear”, o duque de Gloucester, um nobre da era pré-cristã, fala de ‘óculos’, embora estes só tenham sido introduzidos nas ilhas britânicas após 1400.

6 Qual história do dramaturgo é conhecida como a ‘peça escocesa’?

xochicalco
Correct! Wrong!

“Macbeth” é considerada uma peça de mau agouro porque dizem que seu texto inclui uma fórmula de magia negra. Os atores evitam tratar esse drama pelo nome; referem-se a ele como a ‘peça escocesa’ e jamais declamam trechos de “Macbeth” nos camarins.

7 “Hamlet” já foi encenada sem o protagonista.

claudiodivizia
Correct! Wrong!

Em 1787, no Teatro Richmond, em Londres, “Hamlet” foi representada sem o protagonista, porque o ator que desempenharia o papel do príncipe teve uma crise nervosa. O escritor Walter Scott encontrava-se na audiência e, segundo ele, a opinião era de que a peça tinha melhorado com a ausência do melancólico herói. Credo.

8 Qual dessas peças não é de Shakespeare?

OlgaPtashko/iStock
Correct! Wrong!

Tennessee Williams escreveu “Um bonde chamado desejo”, com os emblemáticos personagens Blanche DuBois e, no filme, Marlon Brando como Stanley Kowalski, gritando ‘Stella!’

9 Qual a trama de “Romeu e Julieta”?

OlgaPtashko
Correct! Wrong!

Os Montéquios e os Capuletos viviam às turras, mas seus filhos se apaixonam e fogem para se casar. Até que a tragédia acontece, o que acaba unindo as famílias.

10 Em qual peça é dita a frase ‘pobre Yorick’?

ukayacan/iStock
Correct! Wrong!

A cena I do terceiro ato, quando ocorre o monólogo com a frase ‘ser ou não ser’ (to be or not to be), com o crânio de Yorick nas mãos, está no imaginário coletivo. Na verdade são cenas distantes uma da outra: a inesquecível imagem de Hamlet meditando diante da caveira de Yorick está na cena I do quinto ato, quando está com o crânio do ‘pobre Yorick!’, um falecido bobo da corte. Oswald de Andrade imortalizou o trocadilho dos trocadilhos ‘tupi or not tupi’, sobre as raízes da cultura brasileira, no Manifesto Antropofágico, nos anos 1920.

Curiosidades sobre William Shakespeare
Bom!
Você gosta de curiosidades, não é?
Muito bom!
Hum! Você é fã do autor!
Excelente!!
Aposto que você já assistiu a uma das produções de cinema de Romeu e Julieta!

Share your Results: