Que o hambúrguer é um queridinho de muita gente, todos sabem. Quem resiste a uma visão como a da foto que ilustra esta matéria? Mas o que muita gente não sabe, por exemplo, é que o hambúrguer teve sua origem na Mongólia. Sabe por quê? Faça o quiz abaixo e descubra essa e mais curiosidades sobre essa obra-prima culinária. E feliz dia do hambúrguer!

Não é segredo que o hambúrguer é popular em todo o mundo hoje. Mas quem foram os primeiros a pensar na ideia?

DimaBerkut/iStock
Correct! Wrong!

Entre os séculos 12 e 13, os mongóis assolaram toda a Europa durante as invasões. Mas, como batalhar dá fome, muitos cavaleiros tártaros (um dos muitos grupos sob a bandeira mongol) aproveitavam o tempo cavalgando para amaciar a carne que tinham para comer, que era dura e de má qualidade. Ela era colocada sob a sela e amaciada com o movimento da cavalgada. Depois, retiravam a pasta e comiam mais facilmente.

Eles não imaginavam que a ideia pegaria mais tarde. Em que cidade da Europa a carne moída se popularizou em seguida?

draganadutina/iStock
Correct! Wrong!

Foram os tártaros que conceberam a ideia de carne moída portátil para comer, mas a cidade de Hamburgo aprimorou o modo de comer. Ela foi apresentada durante as invasões mongóis ao pequeno povo da cidade de Hamburgo, na Alemanha, que vendia a iguaria em espetos como os da foto acima para serem vendidos nos portos.

O hambúrguer é um verdadeiro viajante – já havia cruzado diversos lugares antes de se popularizar. Mas qual foi o país que criou o formato de hambúrguer que conhecemos hoje?

Orgrimmar/iStock
Correct! Wrong!

O lanche rápido de carne moída fez sucesso entre os imigrantes alemães de Hamburgo. Tanto que eles resolveram levar a receita para as viagens rumo aos Estados Unidos, no século 19, onde a sua popularidade estourou. Também foi nos Estados Unidos que o pão se uniu à receita de carne moída e outras iguarias e ganhou a forma que conhecemos hoje.

Depois da chegada aos Estados Unidos, a popularidade do hambúrguer explodiu. Quem foi o responsável por esse sucesso?

Seva_blsv/iStock
Correct! Wrong!

As histórias dos primeiros hambúrgueres como conhecemos hoje apontam para Charlie Nagreen, que vivia em Wisconsin, nos Estados Unidos. O adolescente teria sido o primeiro, em 1885, a colocar duas almôndegas de carne moída entre duas fatias de pão e vender o seu produto na Outagamie County Fair, uma feira tradicional em Seymour, sua cidade-natal.

Após o sucesso, a oportunidade. Qual foi a primeira cadeia de lanchonetes a vender o hambúrguer nos Estados Unidos?

Bob Britten/WikiCommons
Correct! Wrong!

A moda pegou, e o hambúrguer já era um queridinho nos Estados Unidos quando a White Castle, uma cadeia de lanchonetes fundada em 1921, começou a vender hambúrguer cozido no vapor e cheio de cebola. O preço atraía mais que o sabor: era vendido a cinco centavos de dólar. Porém, também eram conhecidos como "escorregadores". Por quê? Bem... O lanche também tinha uma certa propriedade laxativa.

Elzie Segar, o criador do personagem dos cartuns Popeye, também entrou na onda dos hambúrgueres. Qual era o nome da personagem de suas histórias que era fanático pelo lanche?

Murdock48/iStock
Correct! Wrong!

Elzie Segar criou J. Wellington Wimpy, que ficou conhecido como Pimpão no Brasil, para acrescentar às histórias do marinheiro Popeye. Pimpão era fanático por hambúrgueres, e não era visto sem um em suas mãos. Quem lembra? 🙂

Quem foi o responsável por trazer a delícia viajante finalmente ao Brasil, em 1952?

PauloVilela/iStock
Correct! Wrong!

Foi um tenista campeão de Wimbledon, o tradicional torneio de tênis inglês, que trouxe a novidade do hambúrguer para o Brasil. Em 1952, Robert Falkemburg (nome sugestivo, não?) abriu a primeira lanchonete de sua franquia, o Bob's, em Copacabana, no Rio de Janeiro. E, a propósito, para quem está se perguntando: Bob é o diminutivo de Robert!

Em 2012, um grupo de chefs preparou em Minnesota, nos Estados Unidos o maior sanduíche do mundo. Quanto ele media e pesava?

Kesu01/iStock
Correct! Wrong!

O maior hambúrguer do mundo conseguiria alimentar muitas pessoas durante dias: ele media 3 metros de diâmetro e pesava 914 kg. O recorde entrou para o Guinness Book mais tarde. Haja fome!

Como o hambúrguer se popularizou no mundo inteiro, algumas culturas adaptaram a receita original. Qual foi a primeira franquia a abrir um fast-food vegetariano na Índia?

Bimal Rajappan/iStock
Correct! Wrong!

Em 2014, o McDonald's foi o primeiro restaurante que estendeu o hambúrguer ocidental à Índia. Como a maioria da população do país é hindu e não pode comer carne bovina, o cardápio inovou e incluiu itens como hambúrgueres à base de batata ou com carne de frango. Segundo a própria empresa, atualmente 50% do cardápio das redes possui itens vegetarianos.

Para quem é apaixonado por hambúrguer, não importa o preço. Quanto custa o hambúrguer mais caro do mundo?

Reprodução/Facebook (Diego Buik)
Correct! Wrong!

A frase do título desta pergunta é verdade pelo menos para os compradores do hambúrguer mais caro do mundo: uma iguaria que custa nada menos que R$ 7,5 mil, reconhecido pelo Guinness Book. O "lanchinho", criado e vendido por Diego Buik em seu restaurante, Buik, em Haia, na Holanda, é preparado com uma carne especial: uma mistura entre dois cortes supremos, o Wagyu e o Angus. Também entram nos ingredientes a lagosta Oosterschelde preparada com gin holandês, foie gras (fígado dilatado de pato), trufas brancas, caviar, tomates-cerejas japoneses, alface francês, presunto espanhol e um molho feito com 35 lagostas, café jamaicano, baunilha de Madagascar, açafrão e sola japonesa. E, para completar, o mimo gastronômico é servido com brioches folheados a ouro. Ideal para um lanchinho da tarde, não?

Descubra também como preparar um delicioso hambúrguer vegano clicando aqui!

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteudo em primeira mão!