Diz-se que os primeiros enigmas surgiram como oráculos. Em tempos antigos, os enigmas tratavam do Sol, da Lua, do arco-íris e do vento. Conta-se que um dos maiores poetas gregos, Homero, teria morrido de humilhação por não conseguir resolver um enigma.

Par perfeito

  • Fácil

Duas irmãs nascem da mesma mãe, no mesmo ano, mês, dia, hora e segundo, e não são um par de gêmeas. Como isso pode acontecer?

Transparente

  • Fácil

Há uma invenção ancestral, ainda usada em alguns lugares do mundo de hoje, que permite às pessoas verem através das paredes. Que invenção é esta?

Coisas de família

  • Médio

Quatro pessoas estão jantando quando uma declara: “Vocês perceberam que nesta mesa há uma mãe, um pai, um irmão, uma irmã, uma sobrinha, um sobrinho, uma tia, um tio e um par de primos?” Se todos têm somente laços de sangue, sem casamentos entre si, como isto é possível?

Criptogramas

  • Médio

Este é um provérbio conhecido escrito em código simples. Quanto tempo você levará para decifrá-lo? (Você pode pedir a ajuda dos amigos para ir mais rápido).

CUAR BAZEBAR NEMRAL LEKGOQ CO PUE ULA

Viajante misterioso

  • Difícil

Ele passa através de portas. Viaja grandes distâncias, até mesmo ao redor do mundo. Mas fica o tempo todo no mesmo canto. O que é?


Respostas:


Par perfeito

Elas são duas de trigêmeas.

Transparente

A janela.

Coisas de família

Há à mesa uma irmã e seu irmão, o filho dele e a filha dela (ou a filha dele e o filho dela).

Criptogramas

Duas cabeças pensam melhor do que uma. Deve-se substituir cada consoante pela consoante imediatamente posterior no alfabeto. Assim, C vira D, Z vira B e assim por diante.

Viajante misterioso

Um selo postal.