Jogos divertidos para animar a manhã

Procurando jogos divertidos? Veio ao lugar certo! Confira 5 jogos de raciocínio lógico que irão deixá-lo de cabelo em pé.

Redação | 26 de Janeiro de 2019 às 11:33

St_Aurora72/iStock -

Comece o final de semana exercitando o seu cérebro com alguns jogos divertidos.

Brincando com sinais

Que sinal gráfico é usado para indicar a supressão de um fonema, geralmente de uma vogal em palavras compostas com a preposição “de”, em certas pronúncias populares ou em versos?

Você vai se amarrar

Olhe bem as cordas abaixo. Quantas formarão um nó se as pontas forem puxadas lentamente?(Onde uma corda passa por baixo da outra, a de baixo foi “apagada” ligeiramente para ajudar na visualização.)

Palavras incomuns

A palavra CALOROSA possui uma característica estranha: existe uma palavra de três letras que pode ser colocada no fim da sua primeira e da segunda metade, isto é, tanto depois de Calo quanto depois de Rosa, formando uma nova palavra em ambos os casos. Qual seria essa palavra de três letras?

Correndo contra o relógio

Seis garotos tomaram parte numa corrida. O garoto que chegou em quarto lugar usava camiseta e shortazul-turquesa, e não aparece neste passatempo. Quanto aos outros cinco, não há dois deles que tenham usado exatamente as mesmas cores, e tanto suas camisetas quanto seus shortstinham uma cor básica e uma faixa de cor diferente (na tabela, são mostradas pela ordem a cor básica e depois a cor da faixa).Você é capaz de descobrir as cores dos shortse das camisetas dos outros corredores, além da posição que cada um deles ocupou ao fim da corrida?

DICAS:

  1. Roberto (cujo shortnão era verde com uma faixa amarela) não ganhou a corrida, embora tenha chegado uma posição à frente de um garoto cuja camiseta não é vermelha.
  2. Raimundo (que usava shortda mesma cor básica do que era usado por Ricardo) chegou uma posição à frente de Rui, cujo shortnão era verde e cuja camiseta não tinha uma faixa marrom.
  3. Ricardo (cuja camiseta não era creme e cujo shortnão tinha uma faixa amarela) chegou uma posição à frente do garoto cuja camiseta era branca mas cujo short não era verde.
  4. Rui teve melhor colocação do que o garoto cuja camiseta era vermelha com uma faixa marrom.

Bingo!

Carlota Senna teve muita sorte ontem à noite num jogo de bingo, marcando todos os 15 números e ganhando logo com o primeiro cartão que marcou. Mas, para resolver este passatempo, você não pode contar com a sorte: terá de se basear nas pistas abaixo e em seus poderes de dedução para determinar a ordem em que as bolas numeradas foram sorteadas. Preencha a tabela abaixo com as letras correspondentes a cada bola, na ordem correta.

  1. A bola sorteada em sexto lugar está à direita da que foi sorteada em sétimo, e tocando-a. Esta, por sua vez, é da mesma cor e tem duas unidades a mais ou a menos do que o valor da bola sorteada em 11º lugar.
  2. A bola sorteada em segundo é da mesma cor e tem uma unidade a mais ou a menos do que a bola sorteada em nono, que, por sua vez, está imediatamente à direita da que foi sorteada em quarto, cujo número é menor do que o da bola sorteada em nono.
  3. A bola sorteada em terceiro lugar é da mesma cor e tem um valor maior do que a bola sorteada em primeiro. Quanto a esta, está imediatamente à esquerda, tocando a bola que foi sorteada logo em seguida à bola N. A bola L foi sorteada imediatamente após a bola K.
  4. A bola sorteada em 12º lugar está imediatamente acima ou abaixo da que foi sorteada em 10º. Esta, por seu lado, está na mesma horizontal que a bola sorteada por último, que tem duas unidades a mais ou a menos do que a bola sorteada em oitavo.


Respostas:


Brincando com sinais

Apóstrofo

Você vai se amarrar

Apenas as cordas 2 e 3 formarão um nó.

  1. Não – isto pode ser visto com facilidade se você imaginar a ponta da direita sendo levada até a esquerda.
  2. Sim – este é o nó mais simples possível, chama-se “nó trevo”.
  3. Sim – este é outro nó trevo. Mas veja que o nó tem uma orientação diferente do anterior. Os nós, como as pessoas, são “destros” ou “canhotos”.

Palavras incomuns

RIA – formando Caloria e Rosaria.

Correndo contra o relógio

Nenhum dos garotos acabou em quarto lugar. Aqueles que acabaram em terceiro e/ou sexto não eram Roberto (pista 1), Raimundo (2) ou Ricardo (3), portanto devem ser Rodrigo e/ou Rui.

Desse modo (4), Rui foi o terceiro e Rodrigo foi o sexto. Raimundo foi o segundo (2), logo Ricardo (1) foi o primeiro, Roberto foi o quinto e (3) a camiseta de Raimundo era branca com uma faixa cinza. A camiseta de Rodrigo não era vermelha (1), logo (4) a camiseta de Roberto é vermelha com faixa marrom. Ricardo usava uma camiseta vermelha com faixa laranja (3). A de Rui não era creme/marrom (2), logo deve ser creme/laranja. Por eliminação, a camiseta de Rodrigo era creme/marrom. O garoto com short verde/amarelo não é Roberto (1), nem Rui (2), nem Ricardo, nem Raimundo (3), logo tem de ser Rodrigo. Raimundo e Ricardo usavam shorts azuis (2), logo (3) o de Ricardo era azul/roxo e o de Raimundo azul/amarelo. O short de Rui era preto/roxo (2) e o de Roberto era verde/rosa. Portanto:

1º lugar: Ricardo

2ºlugar: Raimundo

3ºlugar: Rui

5ºlugar: Roberto

6ºlugar: Rodrigo

Bingo!


Gostou dos desafios? Que tal continuar se divertindo com mais alguns passatempo? Clique aqui e divirta-se!