Jogos desafiadores para exercitar o cérebro

Exercitar o cérebro é importante para manter a saúde. Curta alguns jogos divertidos e desafiantes para malhar o cérebro e manter a saúde.

Redação | 26 de Novembro de 2018 às 17:00

jack191/iStock -

Exercitar o cérebro é importante para manter a saúde. Abaixo você encontrará alguns jogos divertidos e desafiantes que irão ajudá-lo a exercitar o seu cérebro.

Batido, não mexido

Faça uma taça de coquetel, com três palitos, como indicado na figura, e coloque uma cereja na taça. Movendo dois
palitos, faça com que a cereja não esteja mais dentro da taça, mas que esta continue inteira. Como?

Shhhh!

Os números abaixo correspondem à frase O REPORTER É ETÍOPE. Que letra corresponde ao no 1?

9 43094534 3 358903

Dica: se no seu teclado olhar, a resposta irá encontrar!

Capture a bandeira

Olhe bem o conjunto de figura abaixo. Sua tarefa será deduzir qual das quatro opções sugeridas em cada exemplo é a opção correta para completar o conjunto.

A briga do barril

Dois trabalhadores de uma cervejaria estão discutindo se o nível de cerveja no barril está acima ou abaixo da metade.
Sem ter qualquer instrumento de medida, como eles poderiam resolver a discussão?

Sr. Gancho

Três lutadores decidiram participar de um torneio de boxe. Os pontos são distribuídos na base de 50 pontos por vitória e 25 por empate. Um lutador é vitorioso se ele derruba o oponente mais vezes do que é derrubado. Para evitar que os lutadores se tornem demasiadamente defensivos, um bônus de cinco pontos é dado para cada golpe que leve o oponente à lona, não importando o resultado final da luta.

Ao fim do torneio, em que cada lutador enfrentou os outros dois apenas uma vez, o total de pontos estava como mostrado no quadro ao lado.

Apesar de Popó não ter ganho o torneio, ele tampouco foi derrotado em nenhum assalto. Em todo assalto, cada lutador conseguiu levar o oponente à lona pelo menos uma vez. E não mais do que sete quedas, no total, ocorreram em cada combate.

Qual foi o resultado de cada luta e quantas vezes os lutadores foram à lona em cada uma?


Resultados:


Batido, não mexido

Shhhh!

O número 1 corresponde à letra Q. Cada letra corresponde ao número que está acima e à esquerda dela na fileira de números do teclado do computador.

Capture a bandeira

C é a figura que falta.

A briga do barril

Incline o barril até que a cerveja esteja nivelada com o topo e o líquido fique imóvel. Se você não pode ver o fundo do barril, como mostrado na figura, o nível de cerveja está acima da metade. Mas se você consegue ver parte do fundo do barril, o nível está abaixo da metade.

Sr. Gancho

Primeiro notemos que 50 pontos são distribuídos em cada assalto, ou 150 no total dos três assaltos. O melhor que Popó pôde fazer foi ganhar 25 pontos por um empate. O melhor que Maguila pôde fazer foi ganhar 50 pontos por dois empates – os seus 75 pontos não podem corresponder a três empates, pois sabemos que ele deve ter alguns pontos por derrubar o adversário e que não podem ser 50 pontos por uma vitória e uma derrota, pois fomos informados de que Maguila não foi derrotado em nenhum assalto. Isto garante 150 – 25 – 50 = 75 pontos para Éder Jofre por suas vitórias e empates. Se Maguila empatou duas vezes, Éder Jofre deve ter vencido Popó. Até agora temos:

Popó derrubou seu adversário três vezes durante seus dois assaltos. Então deve ter sido uma queda em um assalto e duas no outro.Vamos supor que o assalto com uma queda tenha sido com Maguila, e que deu empate – assim, Maguila derrubou Popó uma vez. Já que Maguila derrubou seu adversário cinco vezes no decorrer de dois assaltos, no assalto Maguila contra Éder Jofre (outro empate) deveria ter havido quatro quedas para cada lado. Entretanto, o enunciado informou que não houve oito quedas em um mesmo assalto. Assim sendo, nossa suposição estava errada, e a queda que Popó impôs ao seu adversário foi no assalto contra Éder Jofre. Podemos ainda concluir que o assalto Maguila contra Popó foi um empate em 2 a 2, e o assalto Maguila contra Éder Jofre foi um empate em 3 a 3.

Das sete quedas originais causadas por Éder Jofre, restam quatro para sua luta com Popó, que, como acabamos de concluir, derrubou o adversário uma única vez na sua luta. Portanto, Éder Jofre venceu Popó por quatro quedas contra uma. Os resultados finais são: