A língua portuguesa é cheia de palavras estranhas, que geralmente não são faladas no dia a dia, mas estão lá no dicionário para todo mundo ver. Que tal testar o seu vocabulário com estas 15 palavras incomuns? Boa sorte!

Conheça algumas palavras estranhas da língua portuguesa:

 

O que significa quixó?

Divulgação
Correct! Wrong!

Você alguma vez já precisou caçar um preá? Então com certeza já ouviu falar nessa palavra estranha: quixó é uma armadilha muito utilizada no nordeste para caçar pequenos roedores silvestres.

O que significa dromomania?

Divulgação
Correct! Wrong!

Uma andança sem fim. Dromomania significa exatamente isso: uma vontade incontrolável de sair andando por aí, de perambular. Mas tem um detalhe: geralmente o destino é justamente um local que traz recordações não muito boas, lembranças que geralmente causam dor ou tristeza. Que coisa!

O que significa pescanço?

Divulgação
Correct! Wrong!

Uma espreitadinha, hem?? Se você já tentou olhar o jogo do seu colega durante uma partida de cartas, então você praticou o pescanço, que é a ação de espreitar o jogo de outra pessoa. Que feio, hem!?

O que significa ustular?

Divulgação
Correct! Wrong!

Se você já secou uma roupa ou outro objeto com o calor do fogo, então você sabe o que significa ustular. É justamente isso: aquecer ou queimar ao calor do fogo!

O que significa estinhar?

Divulgação
Correct! Wrong!

Talvez um apicultor use esta palavra com mais frequência. Mas estinhar é o mesmo que retirar o mel que as abelhas produzem na colmeia.

O que significa cutirreação?

Divulgação
Correct! Wrong!

Uma reação cutânea local é chamada cutirreação. Serve como diagnóstico para doenças infecciosas: o paciente recebe uma aplicação de uma substância que produzirá uma reação visível, acusando determinadas enfermidades.

O que significa tubigeira?

Divulgação
Correct! Wrong!

Se você está fazendo esse teste diretamente do Rio Grande do Sul, com certeza acertou: tubigeira é um regionalismo para tornozeleira. Salve, RS!

O que significa cancrívoro?

Divulgação
Correct! Wrong!

Já comeu um caranguejo na beira da praia? Então você foi cancrívoro por um instante: o cancrívoro é aquele que se alimenta desse animal.

O que significa pervencer?

Divulgação
Correct! Wrong!

O seu time venceu por completo o campeonato? Aniquilou o adversário? Então ele pervenceu! A palavra é usada quando não há sombra de dúvidas em relação a vitória de algo ou alguém.

O que significa oneomania?

Divulgação
Correct! Wrong!

O ato impulsivo e doentio de comprar coisas significa oneomania. Se você se sente assim, cuidado!

O que significa truz?

Divulgação
Correct! Wrong!

Truz é uma interjeição que indica o barulho de um tiro ou uma batida forte, como um corpo pesado caindo. "Ouvi um truz forte! O que será que houve?" Bom, um pouco estranho, mas está correto!

O que significa ergasiotiquerologia?

Divulgação
Correct! Wrong!

Desafio rápido: diga ergasiotiquerologia três vezes! Mas cuidado para a sua língua não enrolar, principalmente se estiver no trabalho: a palavra ergasiotiquerologia é o ramo da medicina legal que estuda os riscos, as doenças e os acidentes que uma pessoa está sujeita a sofrer no trabalho.

O que significa infundibuliforme?

Divulgação
Correct! Wrong!

"Me passe aquele objeto infundibuliforme, por favor?" O que você pensaria se alguém te pedisse isso? Agora você já sabe: infundibuliforme significa afunilado, em forma de funil. Ufa!

O que significa bíbulo?

Divulgação
Correct! Wrong!

Para bom bebedor... Bíbulo é a palavra exata: significa justamente quem gosta de beber. Mas também pode se referir a coisas que absorvem líquidos. Agora você já sabe do que chamar aquele amigo que exagerou nos copos...

O que significa remocar?

Divulgação
Correct! Wrong!

Remocar é o ato de censurar uma informação.

Tente adivinhar o significado destas 15 palavras estranhas do português
Você não conhece muitas palavras estranhas do português...
Talvez você não conheça estas palavras estranhas, mas não quer dizer que seu vocabulário seja limitado! Pense pelo lado bom, hoje você adicionou estas palavras a ele.
Está bom, mas pode melhorar!
Você já ouviu algumas dessas palavras e outras não parecem tão estranhas, mas aprender novos vocábulos é sempre interessante, não é?
Uau, seu vocabulário vai muito bem, obrigado!
Parabéns! Você acertou a maioria das questões, o que significa que você já teve contato com algumas das palavras deste quiz. Seu vocabulário anda muito bem!
Temos aqui um dicionário ambulante, não?
Nossa! Você acertou tudo ou pelo menos errou muito pouco das questões. Você realmente conhece bem a língua portuguesa e algumas das palavras mais estranhas que ela tem. Parabéns!

Share your Results:

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteudo em primeira mão!