5 passatempos desafiadores e divertidos!

Passatempos nos ajudam a estimular o cérebro e a resolver problemas lógicos. Confira alguns a seguir e venha se divertir com a gente!

Julia Monsores | 8 de Fevereiro de 2020 às 11:00

Canva.com -

Passatempos nos ajudam a estimular o cérebro e a resolver problemas lógicos. Confira alguns a seguir!

1 – Figura secreta

dificuldade moderada

Revele a imagem oculta colorindo os grupos de quadrados adjacentes na vertical ou na horizontal. Os números representam quantos quadrados há nos grupos de cada linha ou coluna correspondente. (Por exemplo, um “3” perto de uma linha representa três quadrados adjacentes na horizontal naquela linha.) Tem de haver pelo menos um quadrado vazio entre os grupos. Os números estão na mesma ordem horizontal ou vertical que os grupos que representam. Só há uma imagem possível. Você consegue descobrir qual é?

2 – Espião-mor

difícil

Deduza o número secreto formado por quatro algarismos de 1 a 9. O gráfico mostra quatro palpites do número e uma pontuação para cada palpite, representada por bolinhas. Qualquer algarismo que exista no número secreto na mesma posição do palpite ganha uma bola preta. Qualquer algarismo que exista no número secreto em posição diferente do palpite ganha uma bola branca. Os algarismos que não existem no número secreto não ganham bola. Qual é o número secreto?

3 – Expandir e conquistar

dificuldade moderada

Cada uma destas sequências tem a mesma regra. E cada uma continua até chegar a um número menor do que 10, quando naturalmente termina. Como continuar a sequência começada com 87?

4 – A lavadora que come meias

fácil

Você comprou uma nova máquina de lavar e, a primeira vez que a usou, um pé de meia sumiu misteriosamente. Na vez seguinte, dois pés de meia sumiram. Em cada lavagem posterior, o número de pés de meia sumidos dobrou em relação à lavagem anterior. No total, quantos ciclos de lavagem foram necessários para você perder todos os seus 25 pares de meia?

5 – Arranha-céus

difícil

Esta grade representa o centro da cidade visto de cima. Ponha em cada célula um número de 1 a 5 (representando a altura do prédio em número de andares), de modo que não haja dois prédios com a mesma altura em nenhuma linha ou coluna. Os números na periferia correspondem ao número de prédios visíveis naquela direção para um observador que esteja fora da grade olhando para dentro. Os prédios mais altos bloqueiam a visão dos prédios mais baixos que estão atrás. Você consegue determinar a altura de todos os 25 prédios?

Confira as respostas dos passatempos a seguir: