Que tal brincar de Sherlock Holmes?

Divirta-se resolvendo 5 enigmas desafiadores e divertidos e seja um grande detetive como Sherlock Holmes. Prepare-se para usar todo os eu poder de dedução!

Redação | 30 de Janeiro de 2019 às 12:00

OSTILL/iStock -

Estes jogos combinam passatempos e histórias. Pistas básicas para as respostas são fornecidas, mas você precisa completar o resto dos detalhes. Será preciso usar tanto a lógica quanto a imaginação. Confira as respostas dos enigmas no final da página.

Relato confuso

Você consegue pontuar a seguinte frase de modo a deixá-la coerente?

Um fazendeiro tinha uma vaca e sua mãe do fazendeiro era também o pai da vaca.

Três caixas

Os pais de Charlene compraram para ela alguns presentes de aniversário, mas os esconderam em uma das três caixas. Eles lhe disseram que as duas afirmativas escritas em uma caixa são verdadeiras, as duas afirmativas são falsas em uma das caixas e na terceira uma afirmativa é verdadeira e a outra falsa, mas Charlene não sabe em que ordem as caixas estão. Em qual das três está o presente?

Na caixa amarela está escrito:

  1. Os presentes não estão nesta caixa.
  2. Eles estão na caixa vermelha.

Na caixa vermelha está escrito:

  1. Os presentes não estão na caixa amarela
  2. Eles estão na caixa azul

Na caixa azul está escrito:

  1. Os presentes não estão nesta caixa.
  2. Eles estão na caixa amarela.

A secretária perturbada

Minha secretária, Sra. Flubbit, aprontou de novo. Ela pegou todas as minhas cartas e as colocou dentro dos envelopes errados. Agora, tenho de abrir todos os envelopes para descobrir que carta está em cada um. Certamente, depois de abrir todos menos um dos envelopes, poderei deduzir o que está no último. Ou posso fazer melhor do que isso? Quantos envelopes tenho de abrir antes de descobrir o conteúdo de cada um dos restantes?

Super-heróis

Os super-heróis A, B, C e D comparecem a uma conferência durante um momento de calmaria na criminalidade mundial. Eles usam crachás A, B, C e D para não se confundirem.

– Você percebeu – diz A para C – que cada um de nós tem o crachá errado? O que é pior, se nós dois trocássemos de crachás, a nossa situação não melhoraria em nada. Não é mesmo? – continua A, agora dirigindo-se ao super-herói que usa o crachá D.

– Ele tem razão – diz D ao que usa o crachá A. Quem está usando qual crachá?

Quatro homens sábios

Quatro amigos – Sr. Branco, Sr. Preto, Sr. Marrom e Sr. Verde – se encontraram em um restaurante no Natal para trocar presentes. Cada um levou uma camisa colorida para dar a um dos demais, e cada pessoa recebeu uma camisa. O barman só conseguiu lembrar dos seguintes fatos:

  1. Nenhum dos homens deu ou recebeu uma camisa da mesma cor de seu nome.
  2. O Sr. Branco deu uma camisa preta.
  3. O Sr. Verde deu seu presente para o Sr. Preto.
  4. As cores das camisas eram as dos nomes dos amigos.

Você consegue ajudar o barman a descobrir quem deu o quê para quem?


Respostas:


Relato confuso

Um fazendeiro tinha uma vaca e sua mãe; do fazendeiro era também o pai da vaca.

Três caixas

Os presentes estão na caixa azul!

Na caixa amarela uma afirmativa é verdadeira e uma é falsa.

Na caixa vermelha, as duas afirmativas são verdadeiras:

Na caixa azul, as duas afirmativas são falsas:

A secretária perturbada

Todos menos dois. Vamos começar com algumas cartas e envelopes para explorar a situação. Quando há apenas uma carta, a Sra. Flubbit não tem como errar e não há problema. Quando há duas cartas, só há uma maneira de cometer um erro, então não há necessidade de abrir qualquer envelope para deduzir o que está em cada um! Com três cartas, a, b e c, a Sra. Flubbit só poderia tê-las colocado nos envelopes A, B e C em duas possíveis ordens: b, c, a ou c, a, b. Vamos abrir o envelope A. Ele deve conter a carta b ou c, e imediatamente determina o conteúdo de todos os três envelopes. A partir deste caso fica claro que não poderemos jamais deduzir os conteúdos quando houver três envelopes ainda fechados.

Devemos concluir que precisamos abrir todos os envelopes menos dois para estabelecer o conteúdo de todos os envelopes? Sim, mas apenas adotando uma estratégia. Em vez de abrir todos menos dois dos envelopes aleatoriamente, abrimos, digamos, o envelope A, que contém a carta c, então abrimos o envelope C e descobrimos que ele contém, por exemplo, a carta e. Abrimos então o envelope E, e assim por diante. Quando restarem apenas dois envelopes teremos no máximo uma carta aberta e um envelope aberto que não combinam. Então poderemos determinar o conteúdo de todos os envelopes assim que tivermos aberto todos menos dois.

Super-heróis

A está usando o crachá B; B está usando o crachá A; C está usando o crachá D; D está usando o de C.

Como A e C podiam trocar os crachás sem melhorar a situação, sabemos que A não está usando o crachá de C e vice-versa. E porque A fala com o homem usando o crachá D, A deve estar usando B. Isto significa que C não está usando nem A nem B, então deve estar usando D. Como D fala com o homem usando o crachá A, sabemos que este não era nem A nem C, então deve ter sido B. Assim, resta apenas o crachá C para D usar

Quatro homens sábios

Há 3 soluções possíveis:

1.

2.

3.


E aí, você consegui dar uma de Sherlock Holmes? Confira mais jogos na nossa categoria quiz e continue se divertindo!