É ótimo viajar, passear com a família, ir a eventos esportivos e fazer piqueniques na grama. Mas não podemos baixar a guarda nem por um segundo. Você saberia o que fazer em caso de acidente? Teste seus conhecimentos sobre primeiros socorros!


Depois de brincar no gramado num dia ensolarado, seu filho pequeno fica tonto. Está suando, muito pálido e com sede. Você:

Correct! Wrong!

Esses sintomas são de desidratação por excesso de calor. A criança (assim como o adulto) também pode sentir dor de cabeça, tontura, cãibra muscular, dor abdominal e náusea. Se, depois de beber (de preferência algum líquido isotônico que contenha sais minerais) e de ficar à sombra, os sintomas não melhorarem, ou até piorarem, vá ao médico. O sol pode estar quente, mesmo escondido atrás das nuvens. Não agasalhe demais seu filho. E não se esqueça da recomendação de usar boné ou chapéu.

Durante um jogo de futebol, seu marido é atingido pela bola com força no rosto e cai. Está zonzo e uma das narinas sangra. Você:

Correct! Wrong!

Esse é um trauma bastante grave ( a bola pode pesar até meio quilo), como o soco de um boxeador, e pode provocar coágulos. A tontura indica possível concussão. A visita ao médico é essencial. Para interromper o sangramento, diga ao seu marido que assoe o nariz e depois faça pressão na narina (com a cabeça inclinada para a frente, não para trás). Deite-o de lado.

Seu filho caiu de cabeça de uma árvore. Ele não se levanta, mas chora e se queixa de dor no pescoço. Você:

Correct! Wrong!

A dor no pescoço sugere lesão na coluna. Não mova a vítima (a menos, por exemplo, que esteja perto demais de um carro em chamas). Firme o pescoço com camisas ou toalhas enroladas, colocando-as junto à cabeça e ao pescoço, mas só dos lados (não aperte a garganta, porque isso pode obstruir as vias aéreas). Fique de olho até o médico chegar, para não deixar a criança mexer a cabeça.

Seu sogro engasgou com alguma coisa no churrasco. Ele tenta, mas não consegue expeli-la. Leva a mão à garganta e começa a sufocar. Você:

Correct! Wrong!

Bata com o punho entre as omoplatas dele. Se 5 golpes não resolverem, aplique a manobra de Heimlich também 5 vezes. Se 3 ciclos de golpes e manobras não derem resultado, chame a ambulância, mas não interrompa o procedimento. Observe que é possível usar esse método tanto para salvar quem está consciente, em pé ou sentado no seu colo, quanto quem está inconsciente, deitado no chão.

Você tem de resgatar a vítima de um acidente. Ela está inconsciente e não respira. Você começa a aplicar a ressuscitação cardiopulmonar no ritmo de:

Correct! Wrong!

De acordo com as recomendações atuais, a reanimação deve começar com compressões da cavidade peitoral (pelo menos 30 sem interrupção) e depois a limpeza das vias aéreas, com 2 respirações boca a boca, 30 compressões e assim sucessivamente. (Se estiver sozinho, não faça a respiração boca a boca, só as compressões!) Como fazê-las? Ponha as mãos, uma sobre a outra, no meio do peito da vítima e aplique uma forte pressão com os punhos. Continue a pressionar regularmente até a vítima começar a respirar. Não tenha medo de quebrar o esterno; o mais importante é salvar a vida. Se achou difícil responder a esta pergunta, amplie seu conhecimento com um curso de primeiros socorros.

Sua filha pisou num prego, que penetrou bem fundo no pé. A ferida sangra pouco. Você:

Correct! Wrong!

Não devemos remover nada da ferida por conta própria. É preciso atar o machucado de modo que o "objeto estranho" não se aprofunde nem se mexa, e depois procurar o médico. Talvez sejam necessários pontos e uma dose de vacina anti-tetânica.

Certa manhã, vovó é picada na mão por uma abelha. Embora removam o ferrão, à noite o inchaço não diminui e a senhora de 70 anos se queixa cada vez mais de falta de ar. Você:

Correct! Wrong!

Não pense que o choque anafilático só acontece com violência e logo após a picada. O organismo dos idosos é diferente do seu e pode haver reação retardada. Embora o inchaço não surpreenda, a falta de ar é preocupante. Deixe que o médico verifique se é reação ao veneno da abelha, estresse ou problema cardíaco (pergunte à sua avó se ela tomou os remédios de sempre, porque, na confusão, pode ter esquecido). Ela deve levar consigo os remédios e ir ao hospital mais próximo. Não se recomenda álcool a quem foi picado, porque ele dilata os vasos sanguíneos e, assim, faz com que o veneno seja absorvido com mais facilidade.

Teste seus conhecimentos sobre primeiros socorros
Você precisa melhorar!
Entender como agir em uma emergência é essencial. Que tal buscar mais informações sobre primeiros socorros? Sua família ou amigos podem precisar um dia!
Você já ouviu falar sobre primeiros socorros, mas não leu muito sobre isso...
Talvez a expressão não seja tão indiferente assim para você, mas ainda precisa melhorar. Conhecer movimentos básicos como a manobra de Heimlich pode salvar uma vida.
Você foi bem, mas pode melhorar!
Parece que você sabe agir na maioria das situações que envolvem primeiros socorros! Mas ainda não é tudo. Aproveite para se informar mais sobre o assunto.
Perfeito! Você está pronto para salvar uma vida
Muito bom! Você acertou todas as questões, e sabe como agir em caso de acidentes. Mas nunca deixe de se informar ou estar atento a qualquer situação de emergência perto de você.

Share your Results: